A Amazon tem 4,5 mil milhões para gastar em vídeo

Este ano, a Amazon terá duplicado o orçamento para aquisição ou produção de conteúdos de vídeo. A empresa aproxima-se assim da Netflix, que espera gastar seis mil milhões em vídeo este ano.

O Prime Video é um serviço da Amazon que concorre diretamente com a Netflix, líder do mercado do streaming.Kārlis Dambrāns/Flickr

A Amazon deverá investir cerca de 4,5 mil milhões de dólares em vídeo este ano, de acordo com analistas do banco JPMorgan, citados pela Business Insider. O número mostra que o orçamento da Amazon no segmento dos conteúdos está a aumentar a um ritmo elevado e que a empresa está focada em ganhar terreno num setor liderado pela Netflix.

Embora menos popular, a companhia de Jeff Bezos tem o seu próprio ‘Netflix’: chama-se Prime Video e, através de uma mensalidade, permite assistir a milhares de filmes e séries via streaming.

Espera-se, por isso, que a oferta vá aumentar ao longo deste ano, uma promessa que, aliás, já tinha sido feita pelo líder financeiro da Amazon em julho. Nessa altura, Brian Olsavsky disse que a empresa ia “quase que duplicar” o investimento em vídeo, assim como “triplicar” a oferta de conteúdo original.

O serviço de streaming da Amazon foi lançado no final do ano passado em mais de 200 países, incluindo Portugal. A mensalidade base é de 5,99 euros, mas a promoção atualmente em vigor oferece seis meses de serviço por 2,99 euros. É um número inferior aos 7,99 euros de mensalidade da Netflix que, ainda assim, oferece um mês grátis para teste. Por sua vez, a Amazon permite apenas sete dias de teste.

No entanto, o investimento da Netflix é superior ao da Amazon, com a empresa a alocar seis mil milhões de dólares em conteúdos. Para comparação, e segundo a Business Insider, a HBO gastou ‘apenas’ dois mil milhões em 2016.

Aquando do lançamento do Amazon Prime Video em dezembro, surgiram relatos de que a gigante norte-americana das compras online terá gastado 250 milhões de dólares no programa de automóveis exclusivo The Grand Tour, atualmente um dos conteúdos mais populares do serviço, realizado pela mesma equipa anteriormente responsável pelo Top Gear.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Amazon tem 4,5 mil milhões para gastar em vídeo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião