Brexit: BCE está disposto a apoiar bancos que se reorganizem

  • Lusa
  • 19 Maio 2017

O vice-presidente do BCE advertiu que "provavelmente" os riscos vão aumentar após o Brexit. O Banco Central Europeu está preparado para ajudar os bancos a fazer transição.

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, assegurou esta sexta-feira que a instituição está disposta a apoiar tecnicamente entidades bancárias que decidam transferir-se ou reorganizar a sua atividade na Zona Euro após o ‘Brexit’.

“O BCE está preparado para apoiar tecnicamente uma transição fluida dos bancos que decidam transferir-se ou reorganizar as suas atividades na Zona Euro no contexto do ‘Brexit’ (saída britânica da União Europeia)”, afirmou Constâncio durante uma conferência realizada em Bruxelas.

O BCE está preparado para apoiar tecnicamente uma transição fluida dos bancos que decidam transferir-se ou reorganizar as suas atividades na Zona Euro no contexto do ‘Brexit’.

Vítor Constâncio

Vice-presidente do Banco Central Europeu

O vice-presidente do BCE advertiu que “provavelmente” os riscos vão aumentar após a saída britânica “quando as atividades das instituições financeiras podem ser relocalizadas em toda a União Europeia” e defendeu que se deve aproveitar a saída do mercado único do maior centro financeiro da Europa, em alusão a Londres, para desenvolver a União Bancária e a União dos Mercados de Capitais.

Constâncio também propôs que se estabeleça um mecanismo de proteção permanente para o Fundo Único de Resolução e considerou que isso “aumentaria a credibilidade do sistema para enfrentar crises sistémicas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: BCE está disposto a apoiar bancos que se reorganizem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião