BCP em máximos do ano dá ânimo ao PSI-20
O banco liderado por Nuno Amado subiu pela terceira sessão consecutiva. Uma valorização de mais de 3% que levou o PSI-20 para o verde. Destaque positivo também para os ganhos da EDP e da Galp Energia.
O BCP disparou mais de 3% na sessão lisboeta — está em máximos do ano. O banco liderado por Nuno Amado deu um novo ânimo à bolsa nacional, que regressou ao verde depois de uma sessão morna. Destaque positivo também para o setor energético, onde a EDP e a Galp Energia contribuíram para este novo impulso do PSI-20.
O PSI-20, o principal índice português, avançou 0,55% para 5.242,65 pontos. Destaques positivos para os pesos pesados nacionais: a Galp Energia valorizou 0,21% para 14,15 euros, num dia que acabou por ser de perdas expressivas para o mercado petrolífero — os preços caíram abaixo dos 50 dólares. Isto apesar de a OPEP ter decidido prolongar os cortes da produção por mais nove meses. A EDP e a EDP Renováveis acompanharam esta tendência positiva, subindo 0,63% e 0,30%, respetivamente.
Mas a estrela da sessão foi o BCP. O banco liderado por Nuno Amado disparou 3,28% para 0,2301 euros — o valor mais elevado desde 9 de dezembro. Isto depois de a instituição financeira ter obtido esta semana mil milhões de euros numa emissão de obrigações hipotecárias a cinco anos.
Do lado das perdas, sete cotadas ficaram no vermelho. Mas a queda mais pronunciada foi a da Novabase. As ações caíram 3,68%, depois de a tecnológica liderada por Luís Paulo Salvado ter destacado o dividendo de 12 cêntimos.
Lá por fora, o cenário não foi tão positivo. O Stoxx 600 recuou quase 0,1%. Madrid foi uma exceção, com o Ibex-35 que encerro a sessão com uma valorização de 0,23%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP em máximos do ano dá ânimo ao PSI-20
{{ noCommentsLabel }}