Clima: EUA querem abandonar Acordo de Paris

O Presidente Donald Trump terá decidido abandonar o Acordo de Paris, que limita as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Saída dos EUA ameaça eficácia do acordo, avança a Fox.

Os Estados Unidos poderão vir a desvincular-se do Acordo de Paris alcançado no ano passado, cujo objetivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. A decisão já terá sido tomada pelo Presidente Donald Trump, segundo informações avançadas pelo jornal Axios e citadas pela Fox News, citando duas fontes com conhecimento direto da decisão não identificadas.

O correspondente da CBS News na Casa Branca terá entretanto confirmado a informação, segundo avança este meio.

Segundo o Axios ainda há detalhes a serem fechados. Nomeadamente iniciar ou não uma saída total, que poderia demorar até três anos, ou sair totalmente do tratado das alterações climáticas da ONU, tornando a decisão mais rapidamente efetiva mas simultaneamente mais radical.

De qualquer forma, a confirmar-se, será uma decisão com bastante peso. Os Estados Unidos são dos países com mais emissões de gases com efeito de estufa, podendo ameaçar a eficácia dos objetivo atingido pela esmagadora maioria dos países do mundo na cimeira francesa e histórica do ano passado. Só Nicarágua e Síria ficaram de fora deste tratado.

A decisão final deverá ser conhecida nos próximos dias, disse entretanto o Presidente, numa publicação no Twitter:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clima: EUA querem abandonar Acordo de Paris

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião