Startups da Seedrs geraram retornos até 19 vezes

A plataforma que capta financiamento para startups junto de pequenos investidores deu a primeira oportunidade para estes venderem ou reforçarem posições em mais de 80 negócios.

Após cinco anos em que captou mais de 210 milhões de libras em investimento para mais de 500 startups, a Seedrs deu oportunidade aos pequenos investidores que financiaram alguns desses negócios para se desfazerem ou reforçarem posições. A plataforma de equity crowdfunding conclui hoje a primeira operação em mercado secundário que envolveu mais de 80 empresas e que para alguns investidores resultou num “retorno significativo”. Num dos casos, o retorno atingiu as 19 vezes face ao investimento inicial.

A Seedrs começou a operar em julho de 2012, funcionando como uma plataforma de equity crowdfunding, cujo objetivo é capar financiamento junto de pequenos investidores para ajudar a criar ou a fazer crescer startups. Quem participasse nesse tipo de financiamentos a única forma que disponha para transacionar as posições detidas nesses negócios era através de uma possível oferta pública inicial (IPO) ou venda da empresa.

Entre 6 de junho e o dia de hoje, a Seedrs deu a oportunidade aos investidores num conjunto de mais de 80 empresas de poderem vender ou reforçar as suas posições nesses negócios. Entre os pequenos investidores que aproveitaram esta operação houve alguns que conseguiram multiplicar por várias vezes o seu investimento inicial, segundo a Seerds, apesar de esta não referir os casos em que o desfecho não terá sido positivo.

Entre os exemplos de maior sucesso, a plataforma refere o caso de um pequeno acionista que obteve um lucro de 600 libras depois de ter comprado ações de uma empresa de comércio electrónico B2B (business-to-business) em 2013 por 10 libras por ação. Segundo a Seedrs, este investidor vendeu agora as ações por 95 libras por ação (9,5 vezes mais) durante o primeiro ciclo comercial da Seedrs, gerando um retorno ainda maior, de 19 vezes, dado ser elegível ao abrigo do SEIS (Seed Enterprise Investment Scheme), sistema fiscal vigente no Reino Unido para investimento em capital semente.

Esta primeira janela de negociação da Seedrs teve mais de 138 lotes de ações listados dos quais mais de 54 foram comprados por investidores que procuraram aumentar sua participação acionista nas empresas em que acreditam, diz a Seedrs. Existiram mais de 275 pedidos para vender na próxima janela de negociação que decorre a partir de 4 de julho.

Thomas Davies, Diretor de Investimentos da Seedrs, refere que “antes de a Seedrs lançar um mercado secundário, já tinha completado 213 transações secundárias de 129 empresas, transferindo mais de 2,5 milhões de ações no valor de 728.000 libras de 148 investidores. No entanto, o mercado secundário levou essa capacidade a novos níveis e as oportunidades potenciais que nossas janelas de negociação mensais trazem para compradores, vendedores e empresários tornam esse desenvolvimento incrivelmente excitante”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startups da Seedrs geraram retornos até 19 vezes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião