CTT e sindicato acordam aumentos salariais até 1%

  • Lusa
  • 18 Junho 2017

Os correios e o SNTCT chegaram a um acordo que levará a aumentos salariais para todo este ano entre 0,65% e 1%. Processo por discriminação salarial mantém-se.

Os CTT – Correios de Portugal e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações acordaram aumentos salariais com efeitos retroativos a 1 de janeiro deste ano, segundo informou a estrutura sindical em comunicado.

De acordo com o comunicado, desde 1 de janeiro de 2017 aplicam-se aumentos a todos os trabalhadores dos CTT associados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, os quais começam em 0,65%. Os aumentos salariais dependem do escalão de rendimento de cada trabalhador. Para vencimentos até 1.267,20 euros o aumento é de 1%, para salários entre 1.267,20 até 1.889,60 euros de 0,75% e com vencimentos acima de 1.889,60 e até 2.772,30 euros de 0,65%.

Os CTT e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações acordaram ainda aumentos salariais para os trabalhadores filiados deste sindicato que não foram abrangidos pela tabela salarial de 2016, também com efeitos retroativos a 01 de janeiro.

Neste caso, para os trabalhadores com vencimentos até 1.250,90 euros o aumento salarial é de 1,3%, para salários acima de 1.250,90 e 1.872,70 euros o aumento é de 0,9% e acima deste último valor e até 2.753,00 euros o aumento é de 0,7%, no valor mínimo de dez euros. Vítor Narciso, do sindicato, explicou à Lusa que estes aumentos aplicam-se aos trabalhadores que não aderiram individualmente ao acordo individual, e estimou em mais de 2.000 os associados do sindicato que beneficiarão.

O SNTCT continua com o processo colocado em tribunal contra os CTT por discriminação salarial, em que acusa a empresa de não ter aplicado o aumento salarial aos trabalhadores filiados no SNTCT, que não subscreveu o acordo salarial desse ano. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações tem cerca de 4.800 associados que são trabalhadores dos CTT, disse à Lusa o dirigente sindical Vítor Narciso. Pelas contas de 2016, disponíveis na página da empresa na Internet, a empresa tem cerca de 12 mil trabalhadores em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT e sindicato acordam aumentos salariais até 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião