Benfica de olhos postos em clube da Premier League

Encarnados querem parte do milionário negócio televisivo que representa a Premier League inglesa. Administrador revela planos para explorar clube britânico para aumentar receitas.

Domingos Soares de Oliveira revelou que Benfica procura entrar na Premier League.Paula Nunes/ ECO

O Benfica está de olhos postos na milionária Premier League inglesa. Os tetracampeões nacionais ponderam entrar na gestão de um clube britânico, com o objetivo de tirar partido das elevadas receitas publicitárias que os emblemas ingleses conseguem arrecadar todos os anos. Mas a entrada na exploração de um clube britânica seria feita de “forma limitada”, conforme explicou o administrador financeiro da SAD encarnada, Domingos Soares de Oliveira, à Forbes Portugal.

Soares de Oliveira adiantou que o objetivo do Benfica é exportar o seu modelo de negócio para a Liga inglesa e replicá-lo num “clube do meio da tabela”. Com essa associação, o clube português espera aumentar as suas receitas.

“Quando o dinheiro é muito, as pessoas preocupam-se menos com a otimização do seu volume de negócios. Nós temos uma experiência de dez ou quinze anos em que, sem dinheiro, tivemos de otimizar o nosso modelo, chegando ao ponto de hoje o Benfica ser uma empresa que está finalmente a conseguir diminuir a alavancagem feita em cima da dívida”, afirmou Soares de Oliveira à Forbes.

Ainda sem um alvo à vista, o responsável encarnado adiantou qualquer operação de entrada na gestão de um clube britânico não terá implicações no nome desse clube, estando aberta a possibilidade de acrescentar uma designação “Powered by Benfica”.

Eyes on the prize

Ao contrário da Liga portuguesa, em Inglaterra vigora um modelo centralizado de distribuição de receitas televisivas. Cada clube recebe um prémio monetário em função do seu desempenho. O campeão Chelsea arrecadou um prize money de 150,8 milhões de libras com a conquista do campeonato (cerca de 171 milhões de euros) na última temporada. E o último classificado da última temporada, o Sunderland, obteve um prémio de 93 milhões de libras (mais de 100 milhões de euros).

No total, a Premier League distribui aproximadamente 2.400 milhões de libras (2.700 milhões de euros) em receitas pelos 20 clubes. É neste mercado milionário que os encarnados procuram entrar para retirar algum rendimento financeiro extra.

O Benfica é já o clube português que mais fatura. É, de resto, o emblema mais rentável da Europa do futebol, de acordo com um estudo da KPMG. Por cada 100 milhões de euros que geraram, os encarnados conseguiram obter um lucro antes de impostos de 30 milhões de euros.

Ao Negócios, fonte oficial do Benfica revelou que nenhuma decisão foi ainda tomada a este respeito, pelo que a entrada na gestão de um clube da Premier League só deverá acontecer depois desta temporada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica de olhos postos em clube da Premier League

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião