Futebol. Receitas das cinco principais ligas europeias disparam com a televisão

Direitos televisivos representam metade das receitas dos principais clubes europeus. Só na Premier League, os 20 emblemas faturaram mais de quatro mil milhões de euros, diz o estudo da Deloitte.

As receitas das cinco principais ligas de futebol na Europa aumentaram 12% para 13,4 mil milhões de euros na temporada 2015/2016, impulsionadas pelos direitos de transmissão televisiva dos jogos na Premier League inglesa, de acordo com o estudo da consultora Deloitte.

Apenas com o dinheiro proveniente da televisão, as Big 5 — conjunto das cinco ligas de referência em Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França — registaram proveitos na ordem dos 6,6 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de metade das receitas totais. Mas o destaque vai para a Premier League, aponta o Annual Review of Football Finance 2017 da Deloitte.

Só os 20 clubes da Premier League obtiveram receitas recorde de mais de mais de quatro mil milhões de euros, reforçando o seu poderio financeiro no futebol europeu. Em média, cada clube inglês faturou 182 milhões de libras (200 milhões de euros), um montante superior ao volume de negócios que os 22 clubes da First Division alcançaram na época 1991/1992, a última temporada antes da introdução da Premier League.

As receitas televisivas contribuíram para mais de metade do total das receitas dos emblemas do principal escalão do futebol inglês, tendo totalizado os 2,14 mil milhões de euros. Mas ao mesmo tempo que as receitas subiram 9% os encargos com salários aumentaram 12% para 1,3 mil milhões de libras (1,47 mil milhões de euros).

O estudo da Deloitte não apresenta dados em relação à Liga portuguesa. Ainda assim, é possível observar o reforço do poderio financeiro dos clubes da Premier League face aos principais campeonatos europeus.

Por exemplo, a Bundesliga alemã atingiu receitas de 2,7 mil milhões de euros e a La Liga espanhola obteve uma faturação de 2,4 mil milhões de euros. O Calcio (Itália) e a Ligue 1 (França) assinalaram receitas de 1,9 mil milhões e 1,5 mil milhões, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Futebol. Receitas das cinco principais ligas europeias disparam com a televisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião