Lucro de espanhol Bankinter desce 15,7% no primeiro semestre para 241 milhões

  • Lusa
  • 26 Julho 2017

O espanhol Bankinter teve um lucro de 241 milhões de euros no 1º semestre de 2017, uma diminuição de 15,7% em relação ao mesmo período do ano passado, que incluem o impacto da operação em Portugal.

Na informação que transmitiu esta manhã à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, o Bankinter revela que, sem ter em conta a operação em Portugal, o lucro seria de 227,4 milhões de euros, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior.

Os lucros antes de impostos foram 331,7 milhões de euros, 17,4% inferiores ao mesmo período de 2016, tendo em conta que no segundo trimestre do ano passado foram contabilizados resultados extraordinários na operação de compra do negócio de retalho do Barclays em Portugal.

O Bankinter sublinha que em termos gerais mantém a sua “posição de liderança em termos de rentabilidade” com um ROE (taxa de retorno sobre o património) de 12,2%.

Por outro lado, o crédito aos investimentos dos clientes do banco cresceram 3,6% e os depósitos dos clientes aumentaram 12,2% no último ano até 30 de junho último.

A taxa de crédito malparado baixou de 4,25% há um ano até 3,74 agora.

No que respeita à solvabilidade, o Bankinter realça que termina o semestre com um rácio de capital CET1 (fully loaded) de 11,3%, e de CET 1 (phase in) de 11,6%, muito acima dos 6,5% exigidos pelo Banco Central Europeu.

Quanto ao Bankinter Portugal, os depósitos dos clientes chegaram aos 4.000 milhões de euros em 30 de junho último, mais 35% do que há um ano e os créditos aos investimentos dos clientes foram de 4.600 milhões de euros, um aumento de 4%.

A margem bruta da filial portuguesa do banco espanhol no final do primeiro semestre do corrente ano 75,3 milhões de euros, com um lucro antes de impostos de 18,8 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro de espanhol Bankinter desce 15,7% no primeiro semestre para 241 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião