PS pondera repetir votação da comissão de inquérito à CGD
Os socialistas estão a ponderar pedir a repetição da polémica votação do relatório da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos. O PS diz que relatório "não foi rejeitado nem aprovado".
Há duas semanas, o presidente da comissão de inquérito à CGD deu por encerrados os trabalhos com o relatório final a ser chumbado. Foi um raro caso em que a maioria perdeu a votação devido à ausência de dois deputados, por uma questão de minutos. Agora que conhecem a ata dessa reunião, os socialistas contestam o seu resultado final, conta o Público desta quinta-feira.
“Não foi nem rejeitado nem aprovado“, contesta o Partido Socialista, criticando a atuação de Emídio Guerreiro, deputado do PSD e presidente da comissão de inquérito à CGD. A tese dos socialistas é que, na prática, houve um empate sem repetição da votação com participação do seu presidente, o que iria desempatar, favoravelmente à direita.
“O presidente mostrou-se inflexível na interpretação do regulamento da comissão, mas quando há lacunas, rege-se pelo Regimento da Assembleia”, afirmou João Paulo Correia, o coordenador do PS na comissão de inquérito, remetendo para o artigo 99.º, que diz que quando há um empate, o debate e a votação têm de ser repetidos.
Os socialistas estão agora “a estudar a melhor reação”, assinalando que em setembro, com o regresso dos trabalhos parlamentares, podem tomar uma atitude. “A reunião foi confusa e não se chegou a uma solução porque o presidente bloqueou todas as soluções, quer a repetição, quer a nomeação de um novo relator”, criticou João Paulo Correia, acusado Emídio Guerreiro de estar “alinhado com o PSD”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PS pondera repetir votação da comissão de inquérito à CGD
{{ noCommentsLabel }}