Há mais 2,5 milhões para instalar wi-fi nos centros históricos

O Programa Valorizar passa a contar com um total de 30 milhões de euros para apoiar projetos de valorização dos destinos turísticos, sobretudo no interior.

O Governo vai disponibilizar mais 2,5 milhões de euros para financiar a instalação de redes wi-fi nos centros históricos. A atualização do orçamento consta de um diploma publicado em Diário da República que vem reforçar o valor do financiamento disponível no Programa Valorizar.

O programa de incentivo à qualificação de destinos turísticos, sobretudo no interior do país, foi lançado no ano passado. Inicialmente, o programa tinha disponíveis 20 milhões de euros para apoiar projetos de reabilitação de espaços públicos e de valorização do património cultural e natural, um valor que, em junho, a secretária de Estado do Turismo anunciou que seria reforçado. Agora, este orçamento é atualizado para 30 milhões de euros, a serem distribuídos pela Linha de Valorização Turística do Interior e pela Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-fi.

“A dotação orçamental global do presente programa é de 30 milhões de euros, a alocar parcelarmente a cada uma das linhas de financiamento específicas, podendo ser reforçada por despacho do membro do Governo com tutela sobre o setor do turismo“, pode ler-se no diploma publicado esta quarta-feira.

O orçamento disponível para os projetos de implementação de wi-fi nos centros históricos ou de “desenvolvimento de cidades inteligentes” é agora de 3,5 milhões de euros; inicialmente, era de um milhão.

Além disso, as candidaturas são alargadas a outras entidades. Inicialmente, só podiam candidatar-se a este financiamento os municípios e as entidades regionais de turismo. Esta linha está agora aberta também a empresas públicas municipais, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas e associações de desenvolvimento regional ou local, sem fins lucrativos, “desde que expressamente mandatadas pelos respetivos municípios para desenvolvimentos dos projetos”.

A Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, por seu lado, passa a contar com um total de 20 milhões de euros para financiamento de projetos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais 2,5 milhões para instalar wi-fi nos centros históricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião