? Sabe quem são os campeões do cinema na Europa?

Com o sem pipocas, ir ao cinema é o programa preferido de muitos. Mas quem na Europa gosta mais deste programa? O Eurostat recolheu os dados e dá a resposta relativa a 2015: os franceses.

O gosto dos franceses por esta opção de entretenimento parece acompanhar o nível de produção cinematográfica do país. São 29,3% os franceses, com mais de 16 anos, que responderam ter ido ao cinema quatro ou mais vezes durante o ano de 2015. Logo a seguir surgem os luxemburgueses (26,4%) e depois os belgas (22,7%), revela esta terça-feira o Eurostat. E Portugal?

Portugal está na metade inferior da tabela. Apenas 12,7% dos portugueses admitiram ter ido ao cinema quatro ou mais vezes vezes em 2015. O pior desempenho é da Macedónia onde a ida ao cinema com esta frequência parece ser um luxo para apenas 2,9% das pessoas com mais de 16 anos. Este país candidato a entrar na União Europeia, em 2015, até cresceu 3,8%, mas a taxa de desemprego rondava 26% da população ativa. O segundo pior é um Estado membro de pleno direito — a Grécia — onde apenas 6,2% dos gregos disse ter ido quatro ou mais vezes ao cinema nesse ano de recessão (-0,2%) e de elevado desemprego (24,9%).

No conjunto da União Europeia 17,7% dos europeus disseram ter isso com essa frequência ao cinema.

Mas será que o cinema é o entretenimento favorito dos europeus? Pode dizer-se que não, porque 37% dos suíços disse ter ido ao teatro, ballet e concertos em 2015 quatro ou mais vezes. É verdade que estão em causa mais diversões o que também pode explicar o aumento, mas há cerca de 7,7 pontos percentuais face às preferências cinéfilas dos franceses. Neste capítulo seguem-se os Islandeses (33,1%) e os eslovenos (27,7%). Em Portugal 17,3% das pessoas disse ter ido o teatro, ballet e concertos em 2015 quatro vezes.

Nas opções europeias seguem-se os eventos desportivos com 29,8% dos holandeses a admitirem ter assistido a estes eventos quatro ou mais vezes em 2015, seguidos dos Suíços (29,4%) e da Islândia (29,2%). Em Portugal a opção é de 13,8%, muito próximo da vizinha Espanha (14,3%).

Finalmente, o Eurostat ainda mostra que ir a um museu, galeria de arte ou visitar monumentos ou vestígios arqueológicos é uma opção de entretenimento para os suecos (27,6%), suíços (26,5%) e Holandeses (26,3%). Em Portugal 12,7% dos portugueses foram quatro ou mais vezes a estes locais em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

? Sabe quem são os campeões do cinema na Europa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião