Lisboa acima da linha de água. BCP e Jerónimo Martins são os coletes salva-vidas

  • Juliana Nogueira Santos
  • 21 Setembro 2017

O principal índice nacional regista ganhos ligeiros, com o BCP e a Jerónimo Martins a manterem o PSI-20 acima da linha de água.

Após ter quebrado um ciclo de ganhos que já durava há oito sessões, a bolsa de Lisboa inicia a sessão desta quinta-feira acima da linha de água. A servirem de coletes salva-vidas ao PSI-20 estão o BCP e a Jerónimo Martins, que avançam perto de 1%. As empresas do setor energético destacam-se nas quedas.

O principal índice nacional iniciou o dia a ganhar 0,10% para os 5.301,65 pontos, depois de ter perdido 0,13% na última sessão, pondo fim ao maior ciclo de ganhos desde 2014. A puxar pela bolsa está o BCP, que avança 0,66% para os 22,95 cêntimos, mas também a Jerónimo Martins, que ganha 0,45% para 16,71 euros.

O histórico líder da retalhista, Alexandre Soares dos Santos, foi o primeiro convidado do novo programa do ECO em parceria com a TVI 24, o ECO 24, tendo deixado um aviso ao Governo que, segundo este, está a impulsionar a economia à custa dos lucros das empresas. “Avalio a quadratura do circulo à custa do lucro reduzido das empresas. Estamos sobrecarregados com impostos de toda a espécie. Fala-se muito no IRC, mas há todas as outras taxas. Em condições normais, não fosse eu português, não fazia sentido termos um investimento no Pingo Doce”, afirmou Alexandre Soares dos Santos.

"Em condições normais, não fosse eu português, não fazia sentido termos um investimento no Pingo Doce.”

Alexandre Soares dos Santos

Empresário português

Em terreno positivo estão também os títulos dos CTT, que avançam 0,84% para 5,13 euros, e os da Pharol, que ganham 0,92% para os 33 cêntimos.

A protagonizar as maiores perdas do início desta sessão estão as empresas do setor energético, especialmente as elétricas, com a EDP a perder 0,55% para 3,23 euros, a EDP Renováveis a manter-se inalterada nos 7,20 euros e a REN a cair 0,43% para 2,75 euros. A Galp Energia também iniciou o dia a perder 0,35%, mas rapidamente reverteu para ganhos.

Lisboa segue assim as restantes praças europeias, que registam ganhos ligeiros. O espanhol IBEX avança 0,25%, o italiano CAC-40 ganha 0,47% e o alemão DAX sobe 0,27%. O agregador Stoxx 600 avança 0,35%.

(Notícia atualizada às 8h27 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acima da linha de água. BCP e Jerónimo Martins são os coletes salva-vidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião