Endesa: Secretaria de Estado da Energia “está nas mãos do Bloco de Esquerda”

  • Lusa
  • 24 Outubro 2017

Para o presidente da Endesa Portugal, a secretaria de Estado da Energia "está nas mãos do Bloco de Esquerda" e que "não se pode mudar uma vírgula no que quer que seja" sem falar com aquele partido.

O presidente da Endesa Portugal afirmou esta terça-feira que a secretaria de Estado da Energia “está nas mãos do Bloco de Esquerda” e que “não se pode mudar uma vírgula” sem falar com aquele partido que suporta o Governo no parlamento.

“A secretaria de Estado [da Energia] está nas mãos do Bloco de Esquerda. Não se pode mudar uma vírgula no que quer que seja sem que nos digam que é preciso falar com o grupo de contacto”, afirmou Nuno Ribeiro da Silva, que falava na conferência organizada hoje em Lisboa pela sociedade de advogados Miranda sobre o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).

Quando questionado sobre se o PCP também influencia as medidas adotadas nesta matéria, o empresário explicitou que é “sobretudo o Bloco de Esquerda”.

"A secretaria de Estado [da Energia] está nas mãos do Bloco de Esquerda. Não se pode mudar uma vírgula no que quer que seja sem que nos digam que é preciso falar com o grupo de contacto.”

Nuno Ribeiro da Silva

Presidente da Endesa Portugal

O presidente da energética espanhola em Portugal referiu-se ao cancelamento da barragem de Girabolhos, que a Endesa previa construir no Mondego num investimento superior a 400 milhões de euros e que abrangia os concelhos de Mangualde, Gouveia, Nelas e Seia, recordando a opção do executivo, inscrita no Programa de Governo, em que se prevê “reavaliar o Plano Nacional de Barragens no que diz respeito às barragens cujas obras não se iniciaram”.

“Uma coisa é andar no folclore partidário, mas outra é estar no Programa do Governo. É que no Programa de Governo é mais sério”, uma vez que os acionistas que investem são influenciados por isso, argumentou.

O presidente da Endesa em Portugal defendeu ainda que não se pode exigir que os preços da energia desçam se os impostos sobem: “Dizem que a energia está cada vez mais cara [mas] sistematicamente surgem mais impostos na energia ao longo de toda a cadeia de valor”, apontou.

Nuno Ribeiro da Silva afirmou que “o custo da eletricidade no Mibel [Mercado Ibérico da Energia] subiu porque as centrais que estão são menos eficientes do que as que ficam de fora”, como é o caso das portuguesas cujos “custos de produção são mais caros” do que o das espanholas, o que faz com que “Portugal passe a ser importador líquido de energia”.

"Dizem que a energia está cada vez mais cara [mas] sistematicamente surgem mais impostos na energia ao longo de toda a cadeia de valor.”

Nuno Ribeiro da Silva

Presidente da Endesa Portugal

Ainda em relação às centrais, o empresário disse que, “ao não usar as centrais, nomeadamente a gás, Portugal não utiliza a infraestrutura de gás” e, dessa forma, “não dá receitas à infraestrutura gasista que tem um custo regulado e que tem de ser pago à REN, sim ou sim”.

Em consequência, “o preço do metro cúbico de gás que os consumidores vão pagar aumenta”, concluiu o presidente da Endesa Portugal que deixou uma crítica ao que considerou ser uma “lógica de canibalização no imediato”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endesa: Secretaria de Estado da Energia “está nas mãos do Bloco de Esquerda”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião