Antigo vice-chanceler alemão a poucos passos de liderar a maior acionista da chinesa HNA

  • ECO
  • 7 Novembro 2017

Philipp Roesler poderá ser o próximo CEO da Cihang, uma empresa subsidiária da chinesa HNA, que detém 20% da TAP.

A Hainan Cihang Charity Foundation, maior acionista do Grupo HNA, poderá chamar o antigo vice-chanceler alemão Philipp Roesler, segundo fonte próxima da empresa chinesa. A notícia surge um mês após o conglomerado detentor de 20% da TAP ter entrado na mira das autoridades alemãs, por deter quase 10% do capital social do Deutsche Bank.

Philipp Roesler manter-se-á na liderança das relações governamentais no Fórum Económico Mundial e poderá assumir o novo cargo na empresa dentro das próximas semanas. A Cihang, empresa subsidiária da HNA com sede em Nova Iorque, detém 29,5% da HNA, com cerca de 180 mil milhões de dólares em ativos do grupo. A HNA recusa-se a comentar.

A possível nomeação de Roesler para a liderança da Cihang poderá marcar os investimentos da HNA em território europeu, e especialmente na Alemanha, onde detém 9,9% do Deutsche Bank, sendo o maior acionista do banco. No início de setembro, as autoridades alemãs anunciaram avançar com uma investigação ao grupo chinês, caso a sua participação no banco ultrapassasse os 10%. Em resposta, na altura, a HNA alegou que “não tem nada a esconder”.

Desde o início de 2016 que a HNA soma 40 mil milhões de dólares em negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo vice-chanceler alemão a poucos passos de liderar a maior acionista da chinesa HNA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião