Ecofin deverá analisar reforma fiscal de Trump

Os ministros das Finanças da União Europeia deverão, esta terça-feira, analisar a reforma fiscal que o Senado norte-americano aprovou durante o fim de semana. IRC das empresas baixa para 20%.

A reforma fiscal da Administração Trump, que vai baixar os impostos para as empresas e poderá elevar o défice dos Estados Unidos na ordem dos biliões de dólares, vai ser discutida no Ecofin esta terça-feira. De acordo com a Bloomberg, os ministros das Finanças dos países da Unão Europeia vão analisar o impacto deste plano nas grandes empresas.

A agência cita quatro fontes conhecedoras dos planos da reunião e indica que o assunto vai ser discutido de manhã, mas à margem da agenda formal do encontro. A prometida reforma fiscal via reduzir a taxa de IRC de 35% para 20% e foi aprovada no Senado durante o fim de semana, depois de uma maratona de debate por parte dos senadores norte-americanos. O plano ainda terá de ser ajustado para corresponder à versão aprovada na Câmara dos Representantes antes de poder ser assinado e promulgado pelo Presidente, Donald Trump.

A reforma fiscal vai beneficiar as empresas mas as correntes de opinião divergem quanto ao real impacto da medida. Por um lado, um recente estudo apontou que a reforma vai elevar o défice na ordem dos biliões de dólares a longo prazo, enquanto, por outro lado, os republicanos defendem que a medida se vai pagar a si própria, uma vez que as empresas deverão conseguir aumentar os lucros graças à redução dos impostos.

O Ecofin reunirá esta terça-feira, no rescaldo da eleição do ministro das Finanças português, Mário Centeno, para o cargo de presidente do Eurogrupo, a entidade que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro.

Correção: Uma versão anterior deste artigo indicava que a reforma fiscal iria ser discutida em sede de Eurogrupo. Na verdade, o plano deverá ser discutido em sede de Ecofin.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ecofin deverá analisar reforma fiscal de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião