Nobel da Economia não está “otimista” com acordo sobre o Brexit

  • ECO e Lusa
  • 8 Dezembro 2017

Não estou otimista quanto a bom acordo porque a União Europeia não tem condições para dar um bom tratamento ao Reino Unido, disse o Prémio Nobel da Economia.

O Nobel da Economia Richard Thaler disse esta sexta-feira que não está “otimista quanto a um bom acordo” para o Reino Unido sobre a sua saída da União Europeia (UE), estando por definir quanto é que isto custará.

“Não estou otimista quanto a bom acordo porque a União Europeia não tem condições para dar um bom tratamento ao Reino Unido já que, entre outras razões, não quer abrir um precedente para situações semelhantes”, afirmou o economista à agência espanhola Efe.

Não estou otimista quanto a bom acordo porque a União Europeia não tem condições para dar um bom tratamento ao Reino Unido já que, entre outras razões, não quer abrir um precedente para situações semelhantes.

Richard Thaler

Nobel da Economia

O norte-americano, que recebe no domingo o Prémio Nobel da Economia 2017 em Estocolmo (na Suécia) pelo trabalho desenvolvido na área da economia comportamental e das finanças, considerou que, “seguramente, não haverá ganhos económicos para o Reino Unido ao deixar a União Europeia”. A questão é quanto terá de pagar”, acrescentou, falando num “custo elevado”.

Para Richard Thaler, os britânicos que votaram no referendo a favor do ‘Brexit’ “não o fizeram com base em cálculos racionais”. “Se agora perguntássemos às pessoas quanto é que estariam dispostas a pagar para [o Reino Unido] sair da União Europeia, não creio que fosse um valor muito alto”, disse.

O economista galadoardo sugeriu, por isso, que a primeira-ministra britânica, Theresa May, desse “aos britânicos […] uma oportunidade para o repensarem”, nomeadamente através de voto naquele Parlamento.

O magnata Arron Banks, promotor da campanha a favor do Brexit, foi mais longe e acusou a primeira-ministra, Theresa May, de trair o seu país com os termos do acordo do divórcio com a União Europeia. O responsável apelou mesmo aos conservadores para desencadearem o processo necessário para a afastar da liderança do partido.

“Sob a liderança de Theresa May, só estamos a sair da União Europeia no papel”, disse num comunicado, citado pela Reuters. “Se alguém no Partido Conservador ainda tiver alguma integridade ou sentido de dever, apelamos-lhes que salvem o Brexit ao contestar a liderança. Theresa May traiu o país e os 17,4 milhões de eleitores que votaram sim no referendo”.

Sob a liderança de Theresa May, só estamos a sair da União Europeia no papel. Se alguém no Partido Conservador ainda tiver alguma integridade ou sentido de dever, apelamos-lhes que salvem o Brexit ao contestar a liderança.

Arron Banks

Magnata britânico

 

Segundo Bruxelas, foram efetuados “progressos suficientes” nos três domínios prioritários: direitos dos cidadãos, diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e acordo financeiro com o Reino Unido, considerando o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, que “serão protegidas as opções de vida dos cidadãos da UE que vivem no Reino Unido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nobel da Economia não está “otimista” com acordo sobre o Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião