Putin volta a candidatar-se ao Kremlin. Desta vez como independente
O atual presidente russo apresenta-se como candidato independente e afirma não ser da sua responsabilidade a criação de oposição política.
Vladimir Putin admitiu esta quinta-feira que irá recandidatar-se ao cargo de presidente da Rússia para as próximas eleições de março de 2018. Na conferência anual do Kremlin, o atual presidente admite concorrer novamente ao seu cargo com uma candidatura independente, e espera apoio de mais que um partido político. A notícia é avançada pelo South China Morning Post e citada pela Bloomberg.
Putin, no poder desde 1999, sustenta a apresentação de uma nova candidatura “para melhorar a qualidade de vida dos russos”, cita a mesma fonte.
Quando questionado sobre a concorrência na corrida presidencial, Vladimir Putin afirma que, embora se apresente agora enquanto candidato independente, espera um apoio das forças políticas que partilham o seu ponto de vista no que toca ao desenvolvimento do país, referiu em comunicado. Quando questionado sobre a oposição nas eleições, o atual presidente afirma que não cabe a ele criar quem lhe faça frente.
"O que de mais simples tenho a dizer é que não cabe a mim criar opositores. No entanto, devo contar-vos inesperadamente que considero que a nossa esfera política, tal como a nossa esfera económica, deve ser competitiva, e eu vou lutar por isso.”
De acordo com uma sondagem publicada na passada quarta-feira pela empresa de sondagens Levada, 75% dos eleitores russos pensa em votar em Putin no próximo mês de março, apesar de ainda não terem conhecimento de quaisquer campanhas, cita o mesmo jornal.
Até agora, a apresentadora de televisão Ksenia Sobchak é a mais forte oposição à candidatura de Putin. O anterior líder da oposição, Alexei Navalny viu o fim à sua candidatura após ter sido condenado à prisão por questões, afirmou, serem politicamente motivadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Putin volta a candidatar-se ao Kremlin. Desta vez como independente
{{ noCommentsLabel }}