5 coisas que vão marcar o dia
De Davos ao Ecofin, são vários os acontecimentos que prometem marcar o dia. Esta terça-feira também são conhecidos novos dados sobre o mercado de crédito e na Autoeuropa as negociações prosseguem.
Líderes políticos e responsáveis das empresas mais influentes do mundo juntam-se em Davos, na Suíça, para discutir um “futuro partilhado num mundo fraturado”. O arranque da 48ª edição do Fórum Económico Mundial está agendado para esta terça-feira, no mesmo dia da reunião do Ecofin. Além disso, o Banco de Portugal divulga o inquérito trimestral sobre o mercado de crédito, a Autoeuropa continua as negociações e o Conselho Económico e Social (CES) aprova o parecer sobre a Conta Geral do Estado 2016.
Início do Fórum Económico Mundial de Davos
Arranca esta terça-feira a 48ª edição do Fórum Económico Mundial de Davos, desta vez sob o lema “Criar um Futuro Partilhado num Mundo Fraturado”. O Primeiro-Ministro português, António Costa, estará presente no encontro que decorre até 26 de janeiro, ao lado de Cecilia Malmström, comissária europeia do comércio, e Leo Varadkar, primeiro-ministro irlandês, para discutir o futuro do projeto europeu.
Ministros da Economia e das Finanças reúnem-se para discutir malparado
O Ecofin reúne-se hoje e na agenda leva a acumulação de crédito malparado na banca. Os ministros deverão ainda chegar a acordo relativamente a conclusões sobre a análise anual do crescimento da Comissão e os desequilíbrios macroeconómicos nos Estados-Membros.
Banco de Portugal divulga inquérito sobre mercado do crédito
O Banco de Portugal divulga o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, onde faz o balanço do trimestre anterior e apresenta as expectativas para os três meses seguintes. O banco central, liderado por Carlos Costa, já se mostrou preocupado com o elevado nível de endividamento e por isso está a ponderar apertar os critérios de avaliação por parte dos bancos na concessão de crédito.
Negociações continuam na Autoeuropa
O dia volta a ser marcado por negociações na Autoeuropa. A Comissão de Trabalhadores reúne-se hoje com a administração da empresa para continuar a discutir os novos horários de trabalho. Com dois pré-acordos falhados, o novo horário transitório avança na próxima semana.
CES aprova parecer sobre a Conta Geral do Estado 2016
O Conselho Económico e Social vota o parecer sobre a Conta Geral do Estado 2016 na Assembleia da República. O parecer tem como relator Ricardo Paes Mamede e foi elaborado com base nos contributos dos parceiros sociais e dos restantes conselheiros. O presidente do CES, Correia de Campos, vai ainda dirigir uma mensagem relativa ao ano de 2018.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}