Jordi Gual, presidente do CaixaBank: Redução da participação do BPI no BFA é “adequada”

"Existe um compromisso com o Banco Central Europeu", justifica o presidente do CaixaBank, Jordi Gual, durante a apresentação de resultados do banco espanhol.

O presidente do CaixaBank, Jordi Gual, considera a decisão do BPI de reduzir a participação no Banco de Fomento de Angola (BFA), que impactou pesadamente os resultados do BPI, uma “política adequada”. Na apresentação de resultados do CaixaBank, pela segunda vez na sede em Valência — antes, situada na Catalunha — o CEO destaca que “o BPI é responsável por um quarto do crescimento nos lucros do CaixaBank“, que subiram 61%, diz Gonzalo Gortázar.

“Existe um compromisso com o Banco Central Europeu” para a redução da exposição do banco português ao sistema financeiro angolano, notou o presidente do CaixaBank, acrescentando que, neste sentido, tanto a redução já realizada como o objetivo admitido por Pablo Forero de continuar a desfazer-se do capital do banco é “uma política adequada”. “O objetivo é reduzir a participação mas não temos prazos para o fazer. Com tranquilidade vamos buscar melhor a saída para o BPI, para o BFA”, acrescentou Gonzalo Gortázar.

“Quero recordar que [o BFA] é um banco extremamente rentável independentemente da situação de Angola”, observou Jordi Gual. O BPI reduziu a sua participação no capital do BFA em 2%, desinvestimento que custou ao banco português 320 milhões de euros, ditando a quebra de 97,7% nos lucros para pouco mais de dez milhões.

Confiamos que o BPI continue a melhorar os resultados aproveitando as sinergias“, disse o CEO durante a apresentação das contas de 2017. O CaixaBank, que detém uma participação de 84,5% no banco português, alcançou lucros de 1,6 mil milhões de euros. Estes resultados foram “os melhores de sempre”, refere a instituição, destacando a evolução positiva do banco português “à medida que se consolidam as sinergias”. “O BPI é responsável por um quarto do crescimento nos lucros do CaixaBank”, realçou Gonzalo Gortázar.

Sair da Catalunha foi “decisão difícil, mas acertada”

No que toca à instabilidade política vivida na Catalunha, que levou o CaixaBank a mudar a sua sede fiscal e jurídica para Valência, Jordi Gual afirma que esta foi uma “decisão difícil, mas acertada”. Embora compreenda que “podem haver clientes aos quais esta decisão desagradou do ponto de vista emocional”, o presidente sublinha que “uma entidade financeira está obrigada a, em todos os momentos, garantir aos clientes e acionistas a continuidade do negócio e a liquidez”, responsabilidade que também passa pela manutenção da relação com o Banco Central Europeu.

Gonzalo Gortázar afirma que “o mais importante é que a situação atual é de absoluta normalidade, tanto para os clientes que têm contas na Catalunha como em qualquer outra região”, e acrescenta que o banco que lidera é “a entidade que mais subscrições recebeu no mês de janeiro”. A resposta às dificuldades é homogénea por todo o país. “Trabalhamos no dia-a-dia no negócio corrente”, diz Gotázar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jordi Gual, presidente do CaixaBank: Redução da participação do BPI no BFA é “adequada”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião