Schulz anuncia “mudança de rumo” na política europeia da Alemanha

  • Lusa
  • 7 Fevereiro 2018

Martin Schulz, que deverá ser o ministro dos Negócios Estrangeiros, expressou um “apoio tácito” à “linha do Governo francês” para “reformar a Europa e as suas instituições".

Martin Schulz, líder do SPD, e Angela Merkel, líder da CDU.EP-EU

O líder do Partido Social-Democrata (SPD) alemão, Martin Schulz, anunciou esta quarta-feira uma “mudança de rumo” na política europeia no acordo de coligação alcançado com a CDU de Angela Merkel.

“Penso que conseguimos algo que será um novo acordar para a Europa e uma nova dinâmica para a Alemanha”, disse Schulz numa conferência de imprensa conjunta com Merkel para apresentar o acordo. O pacto é “o fundamento” para uma nova política europeia, que será expressa num “apoio tácito” à “linha do Governo francês” para “reformar a Europa e as suas instituições”, acrescentou.

Schulz orientou todo o processo de negociações de uma nova “grande coligação” para a necessidade de apoiar a proposta de reforma da União Europeia apresentada em setembro pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com quem, disse, se manteve sempre em contacto.

Penso que conseguimos algo que será um novo acordar para a Europa e uma nova dinâmica para a Alemanha.

Martin Schulz

Líder do SPD

“Só com um novo auge da Europa se pode garantir à Alemanha paz, segurança e prosperidade a longo prazo”, afirmam-se no acordo fechado esta quarta-feira entre a União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, a União Social-Cristã (CSU) de Hörst Seehofer e o SPD de Schulz. O acordo não permite formar um governo de imediato, porque ainda tem de ser aprovado pela maioria dos mais de 460.000 militantes do SPD.

Merkel diz que acordo é a base para um “governo estável e bom” na Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, congratulou-se esta quarta-feira com o acordo de coligação alcançado com os sociais-democratas que considera ser a base para um governo “estável e bom” para a Alemanha. “Estou convencida de que este pacto de coligação […] é a base do governo estável e bom de que o nosso país precisa e que muitos no mundo esperam de nós”, disse a chanceler e líder da CDU numa conferência de imprensa.

A União Democrata-Cristã (CDU), de Merkel, o seu aliado bávaro União Social-Cristã (CSU), de Hörst Seehofer, e o Partido Social-Democrata (SPD), de Martin Schulz, chegaram esta quarta-feira a um acordo de governo, mais de quatro meses depois das eleições de 24 de setembro.

Merkel falava numa conferência de imprensa conjunta com Seehofer e com Schulz para apresentar o acordo, concluído às primeiras horas desta quarta-feira, depois de onze dias de “intensas negociações” que, disse, “valeu a pena”. O acordo não permite formar de imediato um Governo, porque ainda tem de ser aprovado pela maioria dos mais de 460.000 militantes do SPD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Schulz anuncia “mudança de rumo” na política europeia da Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião