Matrículas passam a ter quatro letras no próximo ano
As matrículas portuguesas vão mudar no próximo ano. A identificação dos carros tem atualmente quatro algarismos e duas letras. Mas isto vai mudar, passando a ter quatro letras e apenas dois números.
As matrículas portuguesas vão mudar no próximo ano. As chapas serão muito iguais às atuais, mas os números vão perder protagonismo. Ou seja, dos quatro algarismos e duas letras, as matrículas vão passar a ter quatro letras e apenas dois números. Uma alteração do modelo que acontece pelo facto de a atual combinação, iniciada em 2005, estar prestes a esgotar.
De acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), esta é uma mudança inédita em Portugal. Há mais de oito décadas que as matrículas têm sempre dois pares de algarismos e um par de letras separadas por traços. Mas isto vai mudar em 2019. Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), ainda será possível matricular cerca de um milhão de veículos (automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores) até que esta sequência — de quatro algarismos e duas letras — se esgote, o que deve acontecer em fevereiro do próximo ano.
Matrículas passam a ter quatro letras no próximo ano
“Tendo como ponto de partida os valores de matrículas atribuídas no ano de 2017 em Portugal, podemos concluir, após os cálculos de combinações possíveis ainda existentes no atual sistema, que a saturação do modelo em vigor e a adoção de um novo modelo deve realizar-se previsivelmente em fevereiro de 2019“, afirma a Associação Nacional do Ramo Automóvel ao JN.
"Tendo como ponto de partida os valores de matrículas atribuídas no ano de 2017 em Portugal, podemos concluir, após os cálculos de combinações possíveis ainda existentes no atual sistema, que a saturação do modelo em vigor e a adoção de um novo modelo deve realizar-se previsivelmente em fevereiro de 2019.”
A partir deste momento, as chapas refletoras terão dois algarismos ao centro e dois grupos de letras em cada lado. O IMT nota que a nova combinação terá uma maior longevidade porque serão usadas, pela primeira vez, as letras Y, K e W nas matrículas portuguesas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Matrículas passam a ter quatro letras no próximo ano
{{ noCommentsLabel }}