Governo propõe recuperar 2 anos e 10 meses de tempo de serviço aos professores. Fenprof diz que proposta é “inaceitável”

Federação Nacional de Professores (Fenprof) considera proposta de Governo de dois anos e 10 meses de serviço dos professores para efeitos de descongelamento das progressões "inaceitável".

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) considera a proposta do Governo de dois anos e 10 meses de tempo de serviço dos professores para efeitos de descongelamento das progressões “inaceitável”, sublinhando que “não é, sequer, um ponto de partida para uma negociação séria”.

A reação surge através da página do Facebook da Fenprof, numa publicação feita na noite desta quarta-feira. “Os professores perderam, só com os congelamentos do tempo de serviço, 9 anos, 4 meses e 2 dias (112 meses); o governo admite recuperar 2 anos e 10 meses (34 meses). Ou seja, a proposta apresentada pelo governo pretende apagar 78 meses de serviço cumprido, isto é, 6 anos e 6 meses de trabalho”, pode ler-se.

A proposta de dois anos e 10 meses como tempo de serviço que o Governo se propõe recuperar para efeitos de progressão na carreira foi apresentada esta quarta-feira aos sindicatos de professores pelas secretarias de Estado da Educação e da Administração e Emprego. Na proposta, o Governo sustentou o período de serviço proposto com a necessidade de garantir a “equidade” entre carreiras e a “sustentabilidade financeira”, escreve o Público [acesso condicionado].

A Fenprof apressou-se a considerar a proposta apresentada inaceitável, sendo que os sindicatos de professores exigem que seja contabilizado todo o tempo de serviço prestado durante o congelamento de carreiras que durou mais de nove anos, em termos acumulados.

A próxima reunião entre Governo e sindicatos ficou marcada para 12 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo propõe recuperar 2 anos e 10 meses de tempo de serviço aos professores. Fenprof diz que proposta é “inaceitável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião