Dívida pública começa ano a subir. Está em 243,6 mil milhões de euros

Depois de quatro meses a cair no final de 2017, a dívida pública começou 2018 com uma subida de 1.000 milhões de euros para os 243,6 mil milhões de euros, segundo o Banco de Portugal.

Depois de quatro meses a cair no final de 2017, a dívida pública começou 2018 com uma subida de 1.000 milhões de euros. O reembolso de 800 milhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI) não foi suficiente para compensar o acréscimo na emissão de títulos de dívida pública, na ordem dos 2,2 mil milhões de euros. E janeiro terminou com a dívida nos 243,6 mil milhões de euros.

2017 terminou com o endividamento público em queda acentuada face ao máximo atingido em agosto, numa trajetória acompanhada pela aceleração da atividade económica, o que permitiu que o rácio da dívida face à riqueza do país fechasse o ano passado nos 125,6% do Produto Interno Bruto (PIB) na ótica de Maastricht — a que importa para as regras comunitárias e um indicador acompanhado de perto pelos mercados. Tratou-se do nível mais baixo desde 2011, ficando abaixo daquilo que era o objetivo do Governo, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira.

No entanto, 2018 começa com um agravamento, mostram os dados do Banco de Portugal. Isto depois de em janeiro Portugal ter avançado para uma emissão de obrigações a dez anos com o apoio de um sindicato na qual levantou 4.000 milhões de euros. Adicionalmente, o IGCP levantou 1.750 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.

No que toca à evolução da dívida pública líquida de depósitos das administrações públicas, o montante de endividamento de Portugal registou um aumento de 300 milhões de euros, totalizando os 223,3 mil milhões de euros.

Dívida pública sobe 1.000 milhões em janeiro

Fonte: Banco de Portugal

(Notícia atualizada às 11h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública começa ano a subir. Está em 243,6 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião