Descida da inflação em fevereiro animou investidores em Wall Street

Em Wall Street, os investidores estão mais animados depois de o crescimento da inflação nos Estados Unidos ter diminuído em fevereiro.

Os principais índices norte-americanos mantiveram a tendência dos últimos dias e abriram esta sessão em terreno positivo, com os investidores mais confiantes em relação ao ritmo de subida taxas de juro, uma vez que o relatório da inflação nos Estados Unidos retira pressão à Fed para acelerar esse aumento. A demissão de Rex Tillerson do cargo de secretário de Estado dos Estados Unidos, embora tenha mexido com as bolsas, não foi suficiente para prejudicar esse desempenho em Wall Street.

A tendência manteve-se positiva e os principais índices de Wall Street abriram em alta pela quarta sessão consecutiva: o industrial Dow Jones abriu a subir 0,42% para os 25.283,69 pontos, o tecnológico Nasdaq abriu a valorizar 0,5% para os 7.625,91 pontos, um dia depois de ter atingido um novo máximo histórico, e o índice de referência S&P 500 abriu a somar 0,43% para os 2.795,08 pontos.

Esta terça-feira, as autoridades norte-americanas revelaram que o crescimento dos preços nos Estados Unidos abrandou durante o mês de fevereiro, influenciado pela descida nos preços dos combustíveis, da habitação, dos seguros e do vestuário. O índice de preços no consumidor aumentou 0,2% no mesmo mês: subiu de 2,1% em janeiro para 2,2% em fevereiro. Nos últimos meses, a inflação nos Estados Unidos aumentou bastante, tendo-se aproximado dos 2% definidos como meta anual pelo banco central norte-americano.

Estes números não surpreenderam os analistas, que já contavam com um abrandamento no ritmo de crescimento da inflação norte-americana. Desta forma, os investidores mostraram-se mais animados, contribuindo para um desempenho positivo das bolsas dos Estados Unidos.

Outro dos temas que marcou esta sessão foi o despedimento de Rex Tillerson como secretário de Estado de Donald Trump. Tillerson já é o 38.º membro da administração de Trump a sair, sendo substituído por Mike Pompeo, diretor da CIA. Após esta notícia as bolsas registaram algumas quedas, mas conseguiram recuperar. “Eu não considero que a saída de Tillerson e a sua substituição seja um choque para os mercados. A rotatividade na administração de Trump é bastante elevada“, disse David Kotok, presidente da Cumberland Advisors, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descida da inflação em fevereiro animou investidores em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião