Resultados da Meo encolhem. Altice vai vender torres em Portugal

A Meo, operadora detida pela Altice, encerrou o ano passado com receitas de 2.164 milhões de euros, traduzindo uma queda de mais de 1% face a 2016. Já o lucro antes de impostos afundou quase 7%.

A operadora de telecomunicações Meo viu o seu lucro antes de impostos cair quase 7% em 2017, anunciou o grupo Altice. E isto num ano em que as receitas da telecom portuguesa recuaram mais de 1% para os 2.164,1 milhões de euros.

Segundo os resultados divulgados esta quinta-feira, o EBITDA da Meo — corresponde ao lucro obtido antes juros, impostos, depreciações e amortizações — caiu 6,73% para os 1.007,2 milhões de euros no ano passado. Em termos trimestrais, a operadora registou uma queda dos resultados de 6,7% para 245 milhões de euros, refletindo o “forte ambiente competitivo” em que opera.

Já no que toca a receitas, a Meo indica que faturou 536 milhões de euros no quarto trimestre de 2017, uma quebra de 1,8% face ao mesmo período de 2016. Importa sublinhar que essas receitas foram contabilizadas tendo já em conta um novo perímetro de atividades da operadora, que inclui serviços de apoio e exclui o negócio de voz internacional, entretanto colocado à venda. Assim, assumindo o antigo perímetro, antes desta reorganização, as receitas caíram 5,2% no trimestre, explica a Altice.

Recorde de novos clientes fibra

Ainda que as receitas totais tenham recuado, há notas de destaque no desempenho operacional da Meo. A operadora atingiu adições líquidas de clientes de 142 mil em 2017 (incluindo migrações de tecnologia), aproximadamente o dobro do ano passado, sendo o quarto trimestre determinante para este desempenho: atingiu um recorde de 43 mil novos clientes fibra.

Para a Meo, isto é o reflexo “do investimento acelerado na expansão da cobertura de fibra ótica”.

Por outro lado, a telecom capturou mais de 60% das adições líquidas do mercado de TV nos últimos três meses de 2017, “alcançando a liderança na aquisição de clientes de TV pela primeira vez em quatro anos”. A Meo diz ainda que “a rede da Altice Portugal já atingiu mais de quatro milhões de casas, prosseguindo o seu objetivo de alcançar uma cobertura nacional”.

Altice confirma planos para vender das torres em Portugal

Pressionado para reduzir a dívida, a Altice confirmou esta quinta-feira que planeia vender as torres de telecomunicações em Portugal e França. “O processo de venda está em curso”, indica o grupo francês.

As torres que o grupo detém em França e Portugal estão avaliadas entre três mil milhões a quatro mil milhões de euros e a administração já tinha admitido a possibilidade de alienar estes ativos depois das preocupações que se levantaram no ano passado acerca da capacidade para pagar os mais de 50 mil milhões de euros de dívida que acumulou ao longo de vários anos de aquisições. Confirma agora esta alienação numa altura em que já se sabe que há interessados: a American Tower e o grupo KKR.

Para reconquistar a confiança dos investidores, a empresa viu-se obrigada a anunciar a venda de ativos, como data centers na Suíça, o negócio da empresa na República Dominicana e torres de telecomunicações na Europa. Até agora, nunca tinha ficado claro se havia intenções de abranger neste plano a infraestrutura da Meo em Portugal.

(Notícia atualizada às 21h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resultados da Meo encolhem. Altice vai vender torres em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião