Hoje nas notícias: funcionários públicos, Feliciano Barreiras Duarte e seca

  • ECO
  • 19 Março 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.

Na ressaca da demissão de Feliciano Barreiras do cargo de secretário-geral do PSD, a TSF publica, esta manhã, uma entrevista ao social-democrata. Destaque também pela entrevista do Diário de Notícias ao ministro do Ambiente, José Matos Fernandes, que garante que a situação de seca já não preocupa que este vai ser “um ano normal”. A manhã fica também marcada pela notícia do Público de que o Governo exclui qualquer hipótese de aumentos salariais para os funcionários públicos em 2019.

Governo exclui aumentos à Função Pública em 2019

O Governo exclui qualquer hipótese de aumentos salariais para os funcionários públicos em 2019. A garantia é dada ao Público por um membro do Executivo de António Costa, que explica que o próximo Orçamento do Estado continuará a ser de contenção e que “Não haverá mais dinheiro” para aumentar salários. Isto apesar de o PCP e Bloco de Esquerda, que asseguram a maioria parlamentar do Governo, já terem exigido aumentos para os funcionários públicos. Seja como for, no próximo ano, a função pública só irá beneficiar da “concretização da fase seguinte do descongelamento das carreiras”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Situação de seca já não preocupa

O Governo mantém o plano de poupança de água, mas a situação de seca já não preocupa. Em entrevista, o ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, garante que, depois das últimas chuvas, este será um ano normal. “A norte do Tejo não há nenhum problema neste momento. Devemos continuar a poupar água mas não há nada que preocupe, vai ser um ano normal. A sul do Tejo, particularmente no Sado, ainda existem albufeiras onde temos menos água do que aquela que gostaríamos de ter e que é normal ter nesta época do ano”, refere. Leia a entrevista completa no Diário de Notícias.

Turismo no Norte bate recordes na Páscoa

O Turismo no Norte vai voltar a bater recordes nesta época da Páscoa, que se celebra na próxima semana. Os estabelecimentos hoteleiros da região deverão atingir uma taxa de ocupação na ordem dos 80%, um número que fica acima dos 70% previstos para o Algarve, tradicionalmente o destino mais procurado para esta época, e a Serra da Estrela, por exemplo. “Considerando que este tipo de visitante não reserva com muita antecedência o seu alojamento, podemos pensar que a ocupação poderá ultrapassar os 90%”, antecipa a Associação de Turismo do Porto e Norte. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Polémica foi “um ataque”, diz Barreiras Duarte

Feliciano Barreiras Duarte abandonou o cargo de secretário-geral do PSD, apenas um mês depois de ter sido eleito. O social-democrata diz que toda a polémica à volta do seu currículo foi “um ataque”, não só a si próprio, “mas a Rui Rio”. Estes ataques, garante, têm origem interna, de fações rivais do PSD. E antecipa que os ataques a Rio deverão continuar: “Existem já outras situações de que se fala sobre membros da atual direção social-democrata”. Oiça a entrevista completa na TSF.

CEiiA vai construir avião da chinesa Guanyi

O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) vai entrar no mercado asiático. O centro, baseado em Matosinhos, ganhou um contrato para a conceção e desenvolvimento de alguns dos módulos principais (incluindo asas, fuselagem central e estabilizador horizontal) do GA20, o primeiro avião do construtor privado chinês Guanyi Aviation. A construção do avião vai dar emprego a 20 engenheiros, que serão alocados a este projeto durante os próximos dois anos. O CEiiA antecipa uma faturação de dois milhões de euros com este projeto. Leia a notícia no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: funcionários públicos, Feliciano Barreiras Duarte e seca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião