A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

As ajudas aos bancos tiveram um impacto acumulado de 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no défice entre 2007 e 2017, disse o Banco de Portugal esta segunda-feira. A dívida pública voltou a subir em fevereiro. Num artigo de opinião, o ministro das Finanças mostra Portugal como uma “história de êxito”. Um dos indicadores usados por Centeno é dos que mais desagrada aos parceiros políticos do Governo.

As ajudas aos bancos tiveram um impacto acumulado de 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no défice e de 12,3% na dívida pública entre 2007 e 2017, revela o Banco de Portugal. Em fevereiro, o endividamento público voltou a subir pelo segundo mês para máximos de cinco meses.

A economia cresce acima da média da União Europeia e o défice está em “mínimos de quatro décadas”. Este é um resumo do artigo de opinião que o ministro das Finanças publicou este domingo no diário espanhol El País. Um dos indicadores destacado por Mário Centeno é o excedente primário que “que foi de 3%, o segundo mas alto da Europa a 28”.

No primeiro dia de entrega do IRS e quando, pela primeira vez, já não é possível fazer a entrega em papel, cerca de 250 mil contribuintes já preencheram a declaração online, disse na manhã desta segunda-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, aos jornalistas, transmitiu a SIC Notícias.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou no mês passado, pela primeira vez, estatísticas relativas às rendas praticadas em Portugal. Os números permitem perceber a disparidade de preços por todo o país: em Lisboa, o município mais caro do país, as rendas custam mais do dobro do valor mediano registado no resto do país. Já Bragança é a capital de distrito mais barata de Portugal, com rendas 70% mais baratas do que aquelas que são praticadas em Lisboa e quase 40% abaixo da média nacional.

Os preços dos combustíveis voltam a subir. Depois do forte aumento registado esta semana, no regresso das férias da Páscoa abastecer o depósito vai ficar ainda mais caro. Com os preços do petróleo a acelerarem nos mercados internacionais, tanto a gasolina como o gasóleo tocarão novos máximos de quase três meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião