5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 27 Abril 2018

Mário Centeno vai presidir pela primeira vez à reunião do Eurogrupo. Mas há outros destaques a ter em conta esta sexta-feira. Veja o que vai marcar o dia.

Mário Centeno preside à sua primeira reunião informal do Eurogrupo. Mas o dia também vai ser marcado pela divulgação de resultados da Galp Energia e pelos novos dados sobre o clima económico. Saiba o que vai marcar esta sexta-feira.

Mário Centeno preside à primeira reunião informal do Eurogrupo

Poucos dias depois de ter completado 100 dias à frente do Eurogrupo, Mário Centeno lidera esta sexta-feira, em Sófia, a sua primeira reunião informal do fórum de ministros da Zona Euro. Grécia e União Bancária marcam a agenda. Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo a 4 de dezembro e iniciou funções a 13 de janeiro.

Galp Energia divulga resultados

A Galp Energia apresenta esta sexta-feira os resultados do primeiro trimestre de 2018. No mesmo período de 2017, a petrolífera registou lucros de 99 milhões de euros, penalizada pelos maiores impostos no Brasil. Os analistas do Caixa BI projetam agora lucros de 103 milhões de euros.

Como evoluem o clima económico e a confiança dos consumidores?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, referentes a abril. Em março, o indicador de confiança dos Consumidores aumentou, depois de ter estabilizado no mês anterior. E o indicador de clima económico também avançou. A confiança recuou na indústria transformadora e no comércio e serviços, mas aumentou na construção e obras públicas. No mesmo dia, o Eurostat divulga os dados a nível europeu.

CDS apresenta proposta para terrenos da antiga Feira Popular

A líder do CDS, Assunção Cristas, apresenta esta manhã a proposta do partido para habitação nos terrenos da antiga Feira Popular. A apresentação será feita na sede do partido. Quando era candidata à Câmara lisboeta, Assunção Cristas propôs a disponibilização de mil apartamentos para arrendamento 30 a 50% abaixo dos preços de mercado, uma medida que, aliás, já tinha defendido.

Comissária Europeia no Parlamento

A comissária europeia Elzbieta Bienkowska, responsável pelo Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PMEs, vai ser ouvida no Parlamento, numa audição conjunta. Os temas em agenda passam pelo Country Report Portugal 2018 e o Semestre Europeu; entraves à concorrência no mercado único (recomendações específicas por país: “Portugal 2017”) e o quadro financeiro plurianual e o processo de definição da “Estratégia Portugal 2030”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião