Sentimento económico estabiliza em abril, após trimestre de recuos

  • Lusa e ECO
  • 27 Abril 2018

Já o principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro recuou 0,09 pontos em abril, indicou a Comissão Europeia esta sexta-feira.

O indicador que mede o sentimento económico manteve-se estável em abril, face a março, nos 112,7 pontos na zona euro e recuou ligeiramente (0,3 pontos) para os 112,3 na União Europeia, divulga a Comissão Europeia.

Esta estabilização ocorre após três meses consecutivos de recuos no sentimento económico na zona euro e União Europeia (UE).

Segundo dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o indicador cresceu em Espanha (1,6 pontos) e França (1,1), manteve-se estável na Alemanha (0,0), recuou ligeiramente em Itália (-0,4) e registou uma forte queda na Holanda (-2,3 pontos).

Na UE, a descida marginal deveu-se à pioria do sentimento económico no Reino Unido (-0,4) e na Polónia (-0,7), as maiores economias fora da zona euro.

Clima de negócios recua em abril na zona euro

Já o principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro recuou 0,09 pontos em abril, face a março, para os 1,35 pontos, divulgou ainda a Comissão Europeia.

Esta quebra deve-se sobretudo à má avaliação que os empresários fazem da carteira de encomendas e ainda da carteira de exportações, adianta.

As expectativas de produção, por seu lado, melhoraram marcadamente e a avaliação da disponibilidade de produtos para entregas manteve-se inalterada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sentimento económico estabiliza em abril, após trimestre de recuos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião