Lucro da Apple supera estimativas. Vai lançar plano de recompra de ações de 100 mil milhões

Vendas de iPhone por um preço maior do que o esperado ajudaram a Apple a superar estimativas de lucro do mercado. Tecnológica lança plano de recompra de ações de 100 mil milhões de dólares.

A Apple lucrou mais do que o mercado esperava no último trimestre depois de ter apresentado vendas de iPhone mais sólidas do que as estimativas. Para lá dos resultados, a tecnológica anunciou ainda que vai lançar um plano de recompra de ações muito generoso, no valor de 100 mil milhões de euros, naquilo que é uma prova de vida junto dos investidores.

O lucro por ação situou-se nos 2,73 dólares no trimestre terminado em março (segundo trimestre fiscal), superando as projeções dos analistas sondados pela Reuters, que antecipavam um lucro de 2,67 dólares por ação. Em termos absolutos, a Apple lucrou 13,82 mil milhões de dólares.

Em relação às vendas, as quais foram sobretudo suportadas pelas vendas do iPhone — o produto rei da Apple –, também aqui as estimativas de Wall Street foram largamente superadas: a faturação no trimestre ficou nos 61,1 mil milhões de dólares, acima dos 60,82 mil milhões esperados pelos analistas.

Mais boas notícias: a tecnológica liderada por Tim Cook vendeu 52,2 milhões de iPhones no trimestre, um número que confortou o mercado, apesar das estimativas de vendas na ordem dos 52,3 milhões de unidades. Por outro lado, o preço médio de venda do smartphone foi de 728 dólares, 10% acima do preço de 655 dólares verificado há um ano, sugerindo que o recente iPhone X, colocado à venda a partir dos 999 dólares, ajudou a aumentar os preços médios. Os analistas temiam que o elevado preço do último modelo do iPhone travasse as vendas da Apple, mas isso não se veio a observar.

“Este foi primeiro ciclo que tivemos em que o modelo de topo do iPhone foi o mais popular”, disse Tim Cook na conferência de resultados.

Outras duas notas que entusiasmaram os investidores: o guidance para o terceiro trimestre fiscal, no qual a Apple antecipa receitas entre 51,5 mil milhões e 53,5 mil milhões de dólares; e ainda o plano de recompra de ações no montante de 100 mil milhões de dólares e que transmite um sinal positivo ao mercado de que a companhia acredita que vêm aí bons tempos.

As ações da Apple subiam mais de 5% no after market em Wall Street.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Apple supera estimativas. Vai lançar plano de recompra de ações de 100 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião