Energéticas sobem e dão boleia a Wall Street

As principais praças norte-americanas estão a negociar em terreno positivo, com os ganhos no setor energético a darem um novo impulso a Wall Street.

As principais bolsas norte-americanas arrancaram a última sessão da semana no verde, animadas pelos ganhos no setor energético. Uma valorização que acontece depois de os preços do petróleo terem subido à boleia da decisão de Donald Trump de sair do acordo nuclear com o Irão.

O S&P 500 abriu a sessão a subir a cair 0,02%, mas rapidamente recuperou. O índice sobe agora 0,13% para 2.726,55 pontos. Já o Dow Jones valoriza 0,33% para 24.822,06 pontos. Apenas o Nasdaq se mantém em terreno negativo, caindo 0,13% para 7.396,56 pontos.

Este desempenho está a ser impulsionado pelos ganhos das energéticas, com o setor a subir perto de 3,8% esta sexta-feira. A justificar esta subida está a valorização dos preços do petróleo, depois de o presidente dos EUA ter decidido retirar o país do acordo nuclear com o Irão. Uma decisão que Reino Unido, Alemanha e França lamentaram, enquanto Israel “apoiou totalmente”.

Nos mercados internacionais, as cotações do “ouro negro” estão a aliviar depois de terem tocado máximos de quatro anos. O WTI, negociado em Nova Iorque, recua 0,25% para 71,18 dólares.

Em sentido contrário segue o setor tecnológico, depois de as receitas da gigante Nvídia terem ficado aquém das estimativas dos analistas. Já as ações do setor da saúde ficarão “reféns” do discurso de Trump, que esta sexta-feira se manifestou em relação ao controlo dos preços de medicamentos sujeitos a receita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energéticas sobem e dão boleia a Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião