Ant Financial. De formiga, a empresa de Jack Ma já é uma gigante no mundo financeiro

A empresa financeira criada por Jack Ma continua a crescer a olhos vistos. Até já é mais valiosa do que o Goldman Sachs. Mas vem aí um novo desafio.

Jack Ma, fundador do grupo Alibaba e criador da Ant Financial.World Economic Forum / Ciaran McCrickard

Jack Ma tem motivos para estar contente: a sua maior aposta no setor financeiro está a crescer a olhos vistos. A empresa chama-se Ant Financial e, ainda que o nome possa dizer pouco aos portugueses, conta com 870 milhões de clientes. Aliás, estima-se que tenha já um valor de mercado superior ao do Goldman Sachs e do PayPal.

Certo é que a Ant Financial, de ant (?) tem muito pouco. É uma gigante que revelou uma subida de 65% nos lucros antes de impostos, no valor de 1,4 mil milhões de dólares, relativamente ao ano fiscal que terminou em março. Também estamos a falar de um serviço que processa mais de 2,4 biliões de dólares em pagamentos mobile todos os trimestres, e que se prepara para entrar na bolsa, numa operação que deverá angariar dez mil milhões de dólares em capital fresco para a empresa do multimilionário chinês, segundo a Bloomberg.

A estratégia de Jack Ma, líder da gigante do comércio Alibaba, vai ao encontro da que é seguida por Jeff Bezos, o eterno “rival” da Amazon — passa por apostar em toda a cadeia de valor. Talvez seja por isso que a Ant Financial já não é só conhecida pelas apps de pagamentos. Agora, também gere ativos. Atua na área dos seguros. Concede crédito. E por aí em diante.

O valor de mercado é estimado em 150 mil milhões de dólares, mais do que os 92 mil milhões do Goldman Sachs e do que os 85 mil milhões do PayPal. Está a caminho de ultrapassar o Banco da China, avaliado em 171 mil milhões de dólares.

Ora, se há alguém capaz de se atravessar à frente da Ant Financial, é o Governo chinês. De acordo com a Bloomberg, há motivos para acreditar que a próxima temporada não será tão fácil para a empresa de Jack Ma do ponto de vista regulatório. Existem receios de que empresas como a Ant Financial, que prestam serviços financeiros e não têm regras tão apertadas como os bancos, possam representar riscos sistémicos para a economia.

Os reguladores estarão a desenhar novas leis que irão obrigar estas empresas a obter licenciamento junto do banco central chinês para exercer este tipo de atividades. Uma das medidas em cima da mesa, diz a agência, passa por exigir rácios mínimos de capital a estas companhias, estando igualmente em cima da mesa a hipótese de impor alguns limites nas transações.

É algo que poderá colocar entraves ao crescimento da Ant Financial, impondo-se como um novo desafio. Um desafio à escala de Jack Ma, que aguarda aprovação regulatória para que o grupo Alibaba readquira um terço da empresa de pagamentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ant Financial. De formiga, a empresa de Jack Ma já é uma gigante no mundo financeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião