Produção automóvel dispara 108,5% à boleia da Autoeuropa

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 17 Maio 2018

Em abril, foram produzidos em Portugal 25.523 veículos automóveis ligeiros e pesados, mais 108,5% em comparação homóloga.

A produção automóvel nacional continua a apresentar avanços significativos. Em abril, foram produzidos 25.523 veículos, mais 108,5% face ao mesmo período do ano anterior. Só a produção de ligeiros de passageiros aumentou 140,5%.

Ao ECO, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) confirma que a produção de modelos T-Roc, o SUV da Volkswagen, ajuda a explicar os números: “Sim, em grande percentagem deve-se à produção da Autoeuropa”, diz o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro.

Num comunicado enviado esta quinta-feira, a ACAP nota que houve “um comportamento muito positivo na produção de veículos ligeiros, mas os veículos pesados voltaram a cair, embora menos do que no acumulado do primeiro quadrimestre”.

Só no âmbito dos ligeiros de passageiros, foram produzidos 20.705 veículos, o que corresponde a uma subida expressiva de 140,5%. Foram ainda produzidos 4.357 comerciais ligeiros (um avanço de 39,2%) e 461 veículos pesados (neste caso, uma quebra de 8,3%).

entre janeiro e abril de 2018, o aumentou da produção automóvel foi de de 93,6%, correspondendo a 97.871 unidades fabricadas.

“A informação estatística relativa aos quatro primeiros meses de 2018 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel”, já que 96,7% “dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, nota a ACAP.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal (91,4%), com destaque para Alemanha (20,5%), França (14,6%), Espanha (11,8%) e Itália (11,3%). Já “em termos de grandes regiões, o mercado asiático, liderado pela China (3,0%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal”, remata a ACAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel dispara 108,5% à boleia da Autoeuropa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião