YouTube enfrenta Spotify e Apple Music. Vai lançar novo serviço de streaming de música

YouTube Music vai juntar vídeos, músicas, remixes e covers tanto de artistas conhecidos como de caras menos populares numa única plataforma. Serviço de streaming enfrentará o Spotify e o Apple Music.

Estaria interessado numa plataforma onde convivem as músicas e os álbuns dos artistas mais populares do mundo e daqueles que acabaram de chegar à indústria, remixes, atuações ao vivo, covers e vídeos musicais? A gigante liderada por Susan Wojcicki vai concretizar o seu desejo com o lançamento, na próxima quinta-feira, dia 22 de maio, do YouTube Music.

Ainda não há data para o lançamento do YouTube Music em Portugal.Youtube

“Se quiser ouvir, ver ou descobrir, pode fazê-lo aqui”, explica a empresa, no seu site. Este novo serviço de streaming, que vem rivalizar com o Spotify e com o Apple Music, oferecerá dois tipos de subscrição: gratuita, mas com anúncios publicitários, ou paga. Por 9,99 dólares mensais (cerca de 8,46 euros), a versão premium permitirá ao utilizador descarregar as músicas e os vídeos da plataforma, bem como gozar de uma experiência totalmente livre de publicidade. Os subscritores do Google Play Music receberão uma assinatura deste tipo gratuitamente.

O YouTube Music vai ter uma aplicação para smartphone, mas também haverá um programa para computador. Oferecerá recomendações com base no histórico do internauta, na sua localização e na utilização geral do dispositivo onde está instalado.

Na próxima semana, este novo serviço ficará, assim, disponível não só nos Estados Unidos, mas também na Austrália, na Nova Zelândia e no México. Depois a plataforma deverá chegar à Áustria, ao Canadá, à Dinamarca, à Finlândia, a França, à Alemanha, à Irlanda, à Itália, à Noruega, à Rússia, a Espanha, à Suécia, à Suíça e ao Reino Unido. Ainda não há data para o lançamento em Portugal.

A par do lançamento do YouTube Music, a gigante está também a planear a transformação do seu serviço premium de vídeos. O atual YouTube Red passará a chamar-se YouTube Premium e oferecerá acesso total online e offline a todos os conteúdos da plataforma, bem como às séries e filmes produzidos especificamente para esta plataforma. A experiência será, claro, livre de publicidade.

Todos os meses, mais de um milhar de milhão de pessoas usam o YouTube para ouvir e ver vídeos musicais. Mais de dois milhões de artistas usam esta plataforma para partilhar as suas obras com o mundo.

Quanto vale uma notícia? Contribua para o jornalismo económico independente

Quanto vale uma notícia para si? E várias? O ECO foi citado em meios internacionais como o New York Times e a Reuters por causa da notícia da suspensão de António Mexia e João Manso Neto na EDP, mas também foi o ECO a revelar a demissão de Mário Centeno e o acordo entre o Governo e os privados na TAP. E foi no ECO que leu, em primeira mão, a proposta de plano de recuperação económica de António Costa Silva.

O jornalismo faz-se, em primeiro lugar, de notícias. Isso exige investimento de capital dos acionistas, investimento comercial dos anunciantes, mas também de si, caro leitor. A sua contribuição individual é relevante.

De que forma pode contribuir para a sustentabilidade do ECO? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

YouTube enfrenta Spotify e Apple Music. Vai lançar novo serviço de streaming de música

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião