Ministério Público alemão pede extradição de Puigdemont por rebelião
Os magistrados alemães pretendem que o independentista catalão Puigdemont, que se encontra atualmente a viver em Berlim, seja extraditado para Espanha onde será julgado por rebelião.
O Ministério Público alemão de Schleswig-Holstein pede que Carles Puigdemont, líder independentista que pediu o referendo considerado ilegal à separação da Catalunha, seja extraditado para Espanha, escreve esta terça-feira o El País. A decisão tem ainda de ser confirmada por um tribunal superior regional, e Puigdemont deverá esperar essa decisão em liberdade, visto que o tribunal não considerou que exista perigo de fuga.
Se for extraditado, Puigdemont será julgado em Espanha por rebelião contra o Estado ao ter convocado e apoiado o referendo que foi considerado inconstitucional.
Carles Puigdemont tinha sido detido a 25 de março pela polícia alemã quando entrou na Alemanha vindo da Dinamarca, mas acabou por ser libertado a 6 de abril, quando o tribunal local concluiu que, apesar dos pedidos de Espanha, não poderia ser extraditado. No entanto, o Ministério Público considerou agora que, tendo em contra novas informações que as autoridades espanholas forneceram, a extradição já é possível.
Entretanto, na Catalunha, o governo central de Rajoy não quer permitir que o independentista Joaquim Torra forme um governo regional, alegando que a sua proposta é uma “provocação” por incluir, como nomes para ministros, quatro políticos ligados ao movimento da independência catalã, dois dos quais estão detidos, e outros dois exilados em Bruxelas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministério Público alemão pede extradição de Puigdemont por rebelião
{{ noCommentsLabel }}