Financeiras deram 553 milhões em crédito para compra de veículos

  • Lusa
  • 28 Maio 2018

Aquisição de meios de transporte volta a liderar o destino dos montantes concedidos em crédito clássico com 67,2% do total do financiamento -- 553 milhões de euros, um aumento homólogo de 16,6%.

As instituições de crédito especializado emprestaram 2,42 mil milhões de euros no primeiro trimestre, mais 11,1% face ao mesmo período de 2017, divulgou esta segunda-feira a associação que representa as empresas do setor.

Em comunicado, a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) diz que a subida foi observada na generalidade dos vários tipos de crédito, nomeadamente no crédito clássico (20%). O crédito ‘stock’, concedido a comerciantes para reposição de ‘stocks’, representou 45,8% dos montantes concedidos nos três primeiros meses do ano, destaca.

A aquisição de meios de transporte continuou a liderar o destino dos montantes concedidos em crédito clássico com 67,2% do total do financiamento, situando-se nos 553 milhões de euros, mais 16,6% do que no primeiro trimestre de 2017. Este aumento, segundo a ASFAC é “o reflexo da dinamização da economia portuguesa e da consequente mobilização dos agentes económicos no sentido de financiarem os meios de transporte”.

Segue-se o crédito pessoal com 21,9% do financiamento pedido e o financiamento para a aquisição de artigos para o lar com 5,9%, acrescenta.

Para o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, citado na nota, refere que “estes números são a prova de que as instituições financeiras estão, cada vez mais, lado a lado com os agentes económicos e dos portugueses em geral, que estão a investir mais em bens de valor”.

Estes números são a prova de que as instituições financeiras estão, cada vez mais, lado a lado com os agentes económicos e dos portugueses em geral, que estão a investir mais em bens de valor

António Menezes Rodrigues

Presidente da ASFAC

António Menezes Rodrigues refere também que o crescimento da procura dos comerciantes de automóveis pelo financiamento das instituições de crédito especializado “prende-se com o bom desempenho da economia nacional”. O presidente da ASFAC considera ainda que estes dados revelam que o setor do financiamento especializado “está a contribuir fortemente para a revitalização da economia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Financeiras deram 553 milhões em crédito para compra de veículos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião