Portugal continua a perder população. Em 2017 foram 18 mil pessoas

Portugal perdeu 18,54 mil pessoas num ano, uma redução menos acentuada face aos anos anteriores, revela o INE. Portugal deixará de ter dez milhões a partir de 2033.

Portugal tem 10,29 milhões de pessoas a residir no país, um número que representa uma descida face ao ano anterior. Portugal perdeu 18,54 mil pessoas num ano, uma redução menos acentuada face aos anos anteriores, revela o Instituto Nacional de Estatística, esta sexta-feira.

“A população residente em Portugal foi estimada em 10.291.027 pessoas, menos 18.546 face a 2016. Este resultado traduziu-se numa taxa de crescimento efetivo negativa de 0,18% mantendo-se a tendência de decréscimo populacional ainda que atenuado face aos últimos anos”, avança o INE em comunicado.

Segundo o instituto de estatística, este abrandamento na quebra da população portuguesa resulta de uma entrada de imigrantes superior à saída de emigrantes — o saldo migratório passou “para valores positivos (+4.886) após seis anos de crescimento migratório negativo”, explica o INE.

Já o saldo natural manteve-se com valor negativo (-23.432) e muito próximo do verificado em 2016 (-23.409), acrescenta ainda o instituto.

O futuro não reserva boas notícias do ponto de vista demográfico. O tema, que já marca a agenda de PS e PSD, tem números novos: “Portugal perderá população até 2080, passando dos atuais 10,3 milhões para 7,7 milhões de residentes, ficando abaixo dos dez milhões em 2033“, prevê o INE. O número de jovens diminuirá de 1,4 para 0,9 milhões e o número de idosos passará de 2,2 para 2,8 milhões, acrescenta ainda o instituto, que vaticina a continuação do declínio populacional e do agravamento do envelhecimento demográfico.

Mas, se face ao ano passado há menos 18.500 jovens com idade inferior a 15 anos, a boa notícia é que os portugueses também vivem mais já que a população com idade igual ou superior a 85 anos aumentou em quase 12 mil pessoas — são agora 297.538.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal continua a perder população. Em 2017 foram 18 mil pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião