CGD denuncia acordo de empresa e quer acabar com progressões obrigatórias

  • ECO
  • 28 Julho 2018

A administração do banco público terá entregue aos sindicatos uma nova proposta de acordo de empresa, onde não prevê diuturnidades nem promoções automáticas.

Diuturnidades e promoções automáticas. A Caixa Geral de Depósitos pretende acabar com estas duas categorias de regalias aos seus funcionários. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, neste sábado, onde diz que o banco público denunciou ao acordo de empresa terá entregue uma nova proposta aos sindicatos, onde prevê acabar com as diuturnidades e promoções automáticas. O objetivo da CGD é que as novas condições entrem em efeito a partir de 2020.

Com a denúncia, terá seguido para os quatro grupos de sindicatos a nova proposta para negociação. Tem, agora, de ser trabalhado um entendimento comum para o desenho do novo acordo de empresa.

Em causa está o processo de negociações com as federações ou sindicatos alinhados com UGT, CGTP, independentes e ainda os sindicatos da Caixa.

Um dos objectivos da CGD será aliviar os encargos com os custos com pessoal, para além da redução de pessoal que já levou a cabo, explica o jornal. O banco público tem defendido que tem um custo salarial acima da concorrência, o que leva Paulo Macedo a dizer que está em desvantagem competitiva face aos concorrentes. Daí que pretenda mexer em aspectos para lá do vencimento base.

As promoções automáticas ocorrem por antiguidade, com a subida dos níveis em que os funcionários se encontram, sendo que a CGD também tem promoções obrigatórias por mérito. Já as diuturnidades  são valores pagos por anos de serviço onde o banco liderado por Paulo Macedo também pretende mexer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD denuncia acordo de empresa e quer acabar com progressões obrigatórias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião