5 coisas que vão marcar o dia

O dia fica marcado pelo aniversário do Novo Banco e pela divulgação de estatísticas: turismo, números referentes à produção e comércio de cerveja, ou ainda do emprego nos EUA.

A agenda desta sexta-feira está repleta de estatísticas: números do turismo em Portugal em 2017, emprego nos EUA, produção e comércio de cerveja, entre outros. Mas o grande evento é o quarto aniversário do Novo Banco. Na Irlanda, cerca de uma centena de pilotos da Ryanair entram em greve, motivada pelo descontentamento que a apresentação de o novo plano da companhia aérea provocou.

Parabéns a você… Novo Banco faz quatro anos

O Novo Banco nasceu a 3 de agosto de 2014, depois de o Banco de Portugal ter liquidado do Banco Espírito Santo (BES). Acabou assim a “dinastia bancária” da família Espírito Santo. O BES ficou com os ativos tóxicos e o Novo Banco começou a dar os primeiros passos depois de receber uma injeção de 4,9 mil milhões de euros do Fundo de Resolução. Hoje, até as agências de rating reconhecem que o banco começa a “cumprir metas importantes no seu plano de reestruturação, nomeadamente uma melhoria do perfil de risco dos ativos, uma mudança a nível das operações e uma recuperação da capacidade de geração de receitas”. Os olhos também estão postos nos resultados do primeiro semestre, a divulgar brevemente.

INE apresenta estatísticas do turismo

Num período em que o turismo tende sempre a aumentar, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira os dados do turismo, relativos ao ano anterior. Recorde-se que as estatísticas publicadas no ano passado mostraram que, em 2016, Portugal recebeu mais de 28 milhões de turistas internacionais. Quanto a gastos, o INE revelou que os turistas não residentes deixaram em Portugal, nesse ano, um total de 15,3 milhões de euros, em despesas associadas à viagem.

Como estão os dados relativos ao emprego nos EUA?

Nos Estados Unidos da América (EUA), o Departamento do Trabalho divulga hoje o relatório de emprego relativo ao mês de julho. No passado mês de junho, a economia acrescentou 213 mil novos postos de trabalho, enquanto centenas de milhares de americanos começaram a procurar emprego, o que elevou a taxa de desemprego para os 4,0%. Economistas questionados pelo The Wall Street Journal previram que no passado mês de julho a taxa de desemprego tenha caído para os 3,9%.

Pilotos da Ryanair na Irlanda entram em greve

Cerca de uma centena de pilotos da Ryanair na Irlanda iniciam hoje nova greve, que durará até ao final do dia, naquela que é a quarta paralisação no país desde 12 de julho. A Associação de Pilotos Irlandeses de Companhias Aéreas (IALPA, em inglês) afiliada do sindicato Fórsa, avançou para a greve depois de a companhia aérea de baixo custo ter apresentado um plano para reduzir em cerca de 20% a sua frota na Irlanda, a partir de outubro, e que incluía a possível supressão de 300 postos de trabalho.

Feliz Dia Internacional da Cerveja

Todos os anos, desde 2007, na primeira sexta-feira de agosto celebra-se o Dia Internacional da Cerveja. A comemoração foi criada na Califórnia por quatro amigos fãs da bebida. Hoje, a propósito da ocasião, o Eurostat vai publicar os dados sobre a produção e comércio de cerveja, referentes ao ano anterior. Em 2016, foram produzidos na União Europeia (UE) 39 biliões de litros de cerveja, mais 400 milhões de litros do que em 2015. A produção de cerveja da UE foi equivalente a 76 litros por habitante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião