Raize anuncia primeiros resultados após entrada em bolsa. Lucrou 21 mil euros no primeiro semestre

A tecnológica apresenta os primeiros resultados desde que entrou em bolsa há um mês. E foram positivos em mais de 21 mil euros. Raize tinha fechado o ano passado com prejuízos de... 21 mil euros.

Nos primeiros resultados desde que passou a negociar na bolsa, há cerca de um mês, a portuguesa Raize anunciou lucros de pouco mais de 21 mil euros no primeiro semestre do ano, que compara justamente com os 21 mil euros de prejuízos registados no ano passado.

A plataforma de financiamento colaborativo para PME estreou-se no mercado no dia 18 de junho, depois de uma Oferta Pública Inicial (IPO) avaliada em dois euros por ação. As ações estão a cotar esta quinta-feira nos 2,34 euros, no que se traduz numa valorização de 17% no espaço de quase um mês. Apresenta-se hoje em dia com uma capitalização bolsista de 11,7 milhões de euros.

Por estar cotada em bolsa, a Raize é obrigada a reportar ao mercado os seus resultados financeiros. Foi o que fez esta manhã através de um relatório de apenas uma página publicado no seu site. O facto de estar cotada na Euronext Access dispensa-a de prestar informação de uma forma mais exaustiva como acontece normalmente com empresas que estão no PSI-20, como a EDP ou Galp, por exemplo.

Além do resultado do exercício, a demonstração financeira da Raize mostra um aumento de 60% do valor do ativo dos 1,6 milhões de euros, no final do ano passado, para 2,56 milhões de euros, o que corresponde a uma valorização de quase 60% durante a primeira metade do ano. Esta evolução é sobretudo explicada pela subida dos ativos em caixa, saldos de caixa e outros depósitos à ordem.

Por outro lado, o passivo aumentou quase 90% dos 1,05 milhões para 1,98 milhões no mesmo período, justificado pelo aumento dos recursos de clientes e outros empréstimos dos 970 mil euros para quase dois milhões de euros.

A Raize é uma bolsa de empréstimos para pequenas e médias empresas, contando com mais de 34 mil investidores. Já financiou PME com mais de 16,5 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 10h37 com cotações do dia)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Raize anuncia primeiros resultados após entrada em bolsa. Lucrou 21 mil euros no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião