Se fosse pelo número de “likes” no Facebook, este seria o próximo presidente do Sporting

  • Rita Frade
  • 8 Setembro 2018

Se a escolha do próximo presidente do Sporting fosse feita com base no número de "likes" no Facebook, já haveria um vencedor. Descubra qual dos seis candidatos seria o eleito.

Candidatos à presidência do Sporting. Da esquerda para a direita: Rui Jorge Rego, Fernando Tavares Pereira, José Maria Ricciardi, Dias Ferreira, João Benedito e Frederico Varandas.Lídia Leão

Apesar de em muitos dos casos não ser um meio prioritário, todos os candidatos à presidência do Sporting fazem questão de ter uma página de Facebook, não só para chegar aos seus eleitores, mas também como forma de divulgar o seu programa eleitoral.

Mas, e se a escolha do próximo presidente do Sporting fosse feita com base no número de “likes” na página de Facebook, da respetiva campanha? Qual dos seis candidatos seria o grande vencedor?

Através da análise às páginas de Facebook dos seis candidatos, rapidamente se percebe que há dois nomes que se destacam em relação aos demais. Um deles é o de Frederico Varandas e o outro é o de João Benedito.

Apesar da pequena margem que os separa, Frederico Varandas lidera a frente da corrida em termos de “likes”. Até ao momento em que o artigo foi elaborado, a página da sua campanha contava já com mais de 27 mil “gostos”.

Imediatamente a seguir a Frederico Varandas surge o antigo guarda-redes de futsal João Benedito, com mais de 21 mil “likes”.

Os restantes cinco candidatos estão a uma distância considerável de Frederico Varandas e de João Benedito: Dias Ferreira tem 10.119 “likes” na página oficial da sua campanha, José Maria Ricciardi 7.536, Fernando Tavares Pereira 4.399 e Rui Jorge Rego 2.251.

Embora esta análise “não possa ser entendida como se fosse uma sondagem, porque os seguidores são livres e os eleitores serão apenas sócios, é um indicador relevante da popularidade de cada um dos candidatos“, diz o diretor executivo do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), Daniel Sá, ao ECO.

Hoje em dia as redes sociais são uma forma de aferir a visibilidade e a notoriedade de várias coisas, de marcas, de personalidades de atletas e também de candidatos à presidência de um clube e, portanto, acho que esse é um indicador relevante“, conclui.

Relativamente ao facto de a maioria dos candidatos à presidência do Sporting considerar que as redes sociais são importantes, mas não são uma prioridade, Daniel Sá admite que se fosse candidato faria o mesmo, uma vez que “são os sócios, em condições de votar, que decidem o caminho“. É por isso que os candidatos “estão a apostar muito em campanhas de proximidade pessoal (…), onde em teoria se chega a menos gente, mas chega-se às pessoas que interessam, que são as que votam“, acrescenta o diretor executivo. Para além disso, acredita também que “seja difícil gerir as redes sociais numa fase tão efervescente da vida do Sporting“.

"São os sócios, em condições de votar, que decidem o caminho”

Daniel Sá

Diretor Executivo do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing)

Nessa campanha de proximidade pessoal incluem-se os encontros com os diferentes núcleos do país e os e-mails enviados aos sócios. Através desta forma de comunicação, os candidatos pretendem, não só incentivar os sócios a votar, mas também apresentar os motivos pelos quais devem ser o próximo presidente do Sporting.

Num desses e-mails, por exemplo, José Maria Ricciardi dirige-se aos sócios “indecisos”, apelando ao seu voto por serem “‘a única opção’ com o melhor projeto para o Sporting Clube de Portugal“. De uma outra forma, mas com o mesmo intuito, Frederico Varandas diz que é o presidente que o clube precisa: “o Sporting precisa de um presidente a tempo inteiro que perceba de futebol e nos ponha a vencer já“.

Coincidência ou não, as duas sondagens realizadas (uma pela Intercampus para o jornal A Bola e outra pela Domp — Desenvolvimento Organizacional, Marketing e Publicidade, a pedido de José Maria Ricciardi) apontam Frederico Varandas e João Benedito como sendo os dois candidatos favoritos à presidência do Sporting.

A diferença entre as duas sondagens reside, precisamente, nos resultados obtidos pelo terceiro candidato: enquanto na sondagem da Intercampus, José Maria Ricciardi surge com uma intenção de voto de 5,3%, na da Domp é de 28%.

O estudo realizado a pedido de José Maria Ricciardi indica, ainda, que a margem de erro da sondagem é de 3,71%, o que significa que existe um empate técnico entre os três candidatos.

Para a elaboração deste artigo foram tidas em conta as várias páginas de Facebook dos diferentes candidatos à presidência do Sporting, no período de 1 a 6 de setembro de 2018.

A lista completa:

  1. Frederico Varandas – 27.007 “likes”
  2. João Benedito – 21.479 “likes”
  3. Dias Ferreira – 10.119 “likes”
  4. José Maria Ricciardi – 7.536 “likes”
  5. Fernando Tavares Pereira – 4.399 “likes”
  6. Rui Jorge Rego – 2.251 “likes”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Se fosse pelo número de “likes” no Facebook, este seria o próximo presidente do Sporting

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião