Hoje nas notícias: Arrendamento, TSU e reformas

  • ECO
  • 26 Setembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Para tentar travar a disparidade salarial nas empresas, o PS decidiu propor ao Governo o agravamento da TSU como mecanismo para penalizar as entidades com as maiores desigualdades entre patrões e empregados. Para os reformados também chegam novidades, com a melhoria dos sistemas informáticos que a Caixa Geral de Depósitos pretende fazer para acelerar os processos de reformas no Estado. Na educação, depois de ter caído a medida que previa equiparar licenciaturas pré-Bolonha a mestrados, o ministro do Ensino Superior vem dizer que este recuo aconteceu “devido a uma consulta pública” feita pelo Governo.

PS quer taxa reduzida nos contratos de arrendamento acima dos cinco anos

Os senhorios que aceitem fazer ou renovar contratos de arrendamento habitacional por mais cinco anos deverão beneficiar de um desconto fiscal, defende o PS. O partido propõe que nesses casos a taxa autónoma de IRS seja reduzida de 28% para 25%. Na prática, esta proposta vem juntar mais um escalão à proposta apresentada pelo Governo, que prevê o recuo da carga fiscal para contratos acima dos dez anos. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Capa Jornal de Negócios, 26 setembro

PS quer travar disparidade salarial com TSU

O PS quer usar o agravamento da Taxa Social Única (TSU) como mecanismo para penalizar as empresas com maiores desigualdades salariais entre patrões e empregados. À semelhança do que já tinha sido proposto pelo Bloco de Esquerda, o partido de Carlos César sugere ainda que essas companhias fiquem impedidas de aceder a subsídios e apoios públicos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

CGD vai acelerar processo de reformas no Estado

Em breve, os processos de atribuição de novas pensões e as juntas médicas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) vão ficar mais rápidos. Isto porque a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai melhorar os sistemas informáticos, de forma a reduzir o tempo de espera dos novos reformados do Estado e acelerar o atendimento nos pedidos de aposentação por incapacidade. “Esperamos ter resultados práticos no final do próximo ano”, disse Paulo Macedo. Leia a notícia completa no Correio da Manhã

Equiparar licenciaturas a mestrados caiu devido a “consulta pública”

O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, disse que a medida que previa equiparar licenciaturas a mestrados caiu devido a uma “consulta pública” feita pelo Governo, na qual este concluiu que “não devia ser alterado o enquadramento legal existente”. Acrescentado que “é para isso que servem as consultas públicas”, o ministro não explicou quais os tipos de obstáculos que terão sido colocados neste procedimento. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Capa Público, 26 setembro

Jerónimo Martins compra lojas a concorrente na Polónia

A retalhista comprou cinco lojas à cadeia de supermercados Piotr i Pawel, através da Biedronka, insígnia na Polónia. A concorrente polaca encontra-se em processo de alienação de ativos devido a dificuldades financeiras e, com esta operação, a Jerónimo Martins passa a deter 2.837 lojas da Biedronka. O mercado polaco é a principal fonte de receitas da empresa liderada por Pedro Soares dos Santos, não sendo ainda conhecido se mais lojas Piotr i Pawel deverão ser compradas. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Arrendamento, TSU e reformas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião