Rio admite que PSD ainda não está em condições de vencer eleições. Vai estar em 2019

  • Lusa
  • 4 Outubro 2018

Rio reconhece que o partido “está longe neste momento” de poder vencer as legislativas. Daqui a um ano, "não tenha dúvida de que o PSD pode discutir taco a taco as eleições".

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que, dentro de um ano, o partido estará em condições de “disputar taco a taco” as legislativas com o PS, mas admitiu que neste momento “não está”.

“Acho que o PSD tem fortes hipóteses de, daqui a um ano se bater taco a taco com o PS. Neste momento não está”, afirmou Rui Rio em entrevista à RTP.

Apesar de não dar credibilidade à maioria das sondagens – que dão o PSD a pelo menos dez pontos percentuais do PS –, o presidente social-democrata reconheceu que também conclui que o partido “está longe neste momento” de poder vencer.

“Mas, daqui por um ano, com o caminho que quero seguir, face às fragilidades que o Governo vai apontando, não tenha dúvida de que o PSD pode discutir taco a taco as eleições, pode ganhar ou pode perder”, afirmou.

Para tal, Rio disse precisar que “o PSD queira ganhar”: “Não basta eu querer, os militantes quererem, é preciso também que aqueles que vão provocando ruído, e não deixando passar ou até deturpando a imagem, assumam as responsabilidades”.

Questionado se tal significa um apelo aos críticos para saírem do PSD, Rio respondeu negativamente.

“Não, colaborem ou então se não quiserem colaborar, estar calados, mas com a permanente turbulência estão a fazer jogo do PS”, criticou, recusando alongar-se mais sobre questões internas.

Sobre se admite, após as legislativas do próximo ano, um Governo de coligação com Assunção Cristas e Santana Lopes, o líder do PSD fez questão de distinguir os dois.

O CDS tem sido um parceiro natural, até quando fui presidente da Câmara do Porto (…) Ainda não sei o que é o partido do doutor Santana Lopes”, afirmou, dizendo ser necessário ver que “xadrez parlamentar” resulta das próximas legislativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio admite que PSD ainda não está em condições de vencer eleições. Vai estar em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião