Portugueses gastaram mais de mil milhões nas férias de verão no estrangeiro
Entre julho e setembro, os portugueses gastaram 1.093 milhões de euros em compras com cartões no estrangeiro, revela o Banco de Portugal. Ou seja, 24% acima do registado no período homólogo.
Os portugueses não parecem ter olhado a despesas nas férias de verão no estrangeiro. De acordo com o Banco de Portugal (BdP), entre julho e setembro deste ano, desembolsaram mais de mil milhões de euros com os respetivos cartões bancários nas viagens para fora de Portugal. Ou seja, mais 24% face ao verificado no verão do ano passado.
“Nos últimos cinco anos, as compras efetuadas com cartões portugueses no estrangeiro têm crescido progressivamente”, começa por dizer a instituição liderada por Carlos Costa. Relativamente a este ano, é salientado um novo recorde das compras no estrangeiro: 22,2 milhões de operações, no valor de 1.093 milhões de euros, nos meses de julho, agosto e setembro.
Estes números representam “o maior crescimento relativamente ao período homólogo” dá conta o BdP: 34% em quantidade e 24% em valor.
Evolução das operações com cartões e montantes
Nestes meses, em cada compra no estrangeiro com um cartão português foram gastos, em média, 49 euros, tendo o pico das compras no estrangeiro acontecido em agosto. Nesse mês ocorreram 7,7 milhões de operações, no valor global de 384 milhões de euros.
Nos três meses do verão, a maior parte das compras foram efetuadas no Reino Unido, em Espanha e nos Países Baixos, representando um peso de 22%, 18% e 14% do número total de compras efetuadas no estrangeiro, respetivamente.
Em valor, os portugueses gastaram mais em Espanha, no Reino Unido e em França. Esses países representaram, respetivamente, 25%, 20% e 11% do montante total de compras efetuadas no estrangeiro com cartões emitidos em Portugal, adianta o BdP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses gastaram mais de mil milhões nas férias de verão no estrangeiro
{{ noCommentsLabel }}