Dívida do Sporting já conseguiu procura de 19 milhões de euros. SAD quer 30 milhões até amanhã

Empréstimo obrigacionista já conta com procura superior às necessidades mínimas da SAD, num valor de 19 milhões de euros. Mas leões pretendem levantar 30 milhões até quinta-feira.

A menos de um dia fim do prazo para a subscrição de obrigações, o Sporting diz que já recebeu ordens de compra no valor de 19 milhões de euros, cerca de 60% do objetivo de 30 milhões de euros do empréstimo obrigacionista que está em curso até quinta-feira e com o qual a SAD leonina pretende reembolsar os credores de um outro empréstimo que vence já no próximo dia 26.

“Com referência à Oferta Pública de Subscrição “SPORTING SAD 2018-2021” (adiante Oferta), informa-se o mercado que, até ao final do dia de hoje foram recolhidas intenções de subscrição consubstanciadas em 2.698 ordens, que correspondem a um montante total de 18.980.315 euros (63,3% do valor total da Oferta e 126,5% do valor mínimo de subscrição da Oferta”, lê-se no comunicado enviado à CMVM.

Com isto, a SAD do Sporting supera o objetivo mínimo de 15 milhões de euros que pretendia com este empréstimo, sendo esta a condição de sucesso da operação, depois de ter adiantado que dispõe de fundos próprios de outros tantos 15 milhões de euros, o que perfazem os 30 milhões que vai ter de devolver aos seus credores nos próximos dias.

Responsáveis ligados ao universo leonino têm-se desdobrado em ações de promoção no sentido de apelar ao sentimento dos adeptos, num momento de necessidade financeira que o clube atravessa atualmente.

É o caso do telefonema que muitos sócios receberam nos últimos dias da parte do presidente do Sporting. “Olá, sou o Frederico Varandas, presidente do Sporting Clube de Portugal. O nosso clube vive um momento decisivo, é importante agir já e agarrar esta oportunidade de investir no nosso Sporting. Vamos fazer do Sporting um clube mais forte e unido. O nosso futuro decide-se hoje e agora. Contamos consigo. Viva o Sporting”, pode ouvir-se na chamada de voz gravada.

Também as redes sociais têm sido um canal de promoção por excelência, sobretudo da parte de jogadores e ex-jogadores do Sporting, como Nani, Cédric Soares, William Carvalho ou Rui Patrício, que disseram aos aos seguidores que já investiram parte das suas poupanças em títulos de dívida do clube.

Este maior esforço de dar notoriedade à operação financeira acontece numa altura em que a SAD leonina critica a atuação dos bancos no processo, dizendo que “estão completamente passivos” no que toca à comunicação e comercialização da oferta, como disse Francisco Salgado Zenha, vice-presidente dos leões. O responsável adiantou esta terça-feira que o clube pondera lançar uma criptomoeda no sentido de encontrar formas alternativas de financiamento, caso venha a necessitar.

Poderão ser dadas ordens de subscrição até às 15h00 da próxima quinta-feira. Os resultados finais da operação serão conhecidos no dia seguinte, na sexta-feira, perante informação disponibilizada pela Euronext Lisbon, a gestora da bolsa portuguesa.

(Notícia atualizada às 21h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida do Sporting já conseguiu procura de 19 milhões de euros. SAD quer 30 milhões até amanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião