Petróleo puxa pela Galp. BCP faz PSI-20 brilhar na Europa

O índice de referência nacional fechou com ganhos ligeiros, com a Galp e o BCP a destacarem-se. Europa fecha mista e juros das dívidas caem.

A bolsa nacional fechou em terreno positivo, numa sessão mista nos restantes mercados europeus. O PSI-20 ganhou 0,73% para 4.905,49 pontos, com 13 das 18 cotadas no verde, com a Galp Energia a ser impulsionada pela recuperação dos preços do petróleo. O BCP foi determinante para que Lisboa brilhasse entre as bolsas da Europa.

A petrolífera portuguesa deu força ao índice e fechou a sessão com um ganho de 1,09% para 14,440 euros por ação. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva seguiu a tendência do preço do petróleo — que chegou a negociar abaixo dos 50 dólares esta manhã — e recuperou ao longo da sessão. Às 16h40, o WTI ganha 2,60% em Nova Iorque para 51,60 dólares por barril, enquanto o Brent de Londres sobe 1,67% para 59,68 dólares.

Ainda em destaque pela positiva estiveram as ações dos CTT, que ganharam 3,82% para 3,59 euros, e as do BCP, que ganharam 1,06% para 0,2475 euros.

A EDP fechou a sessão a subir 0,39% para 3,07 euros e a EDP Renováveis somou 0,59% para 7,65 euros, no dia em que o grupo anunciou que irá recomprar dívida própria. A empresa liderada por António Mexia avançou esta quinta-feira com uma oferta de aquisição de obrigações antes do prazo. Dispõem-se a recomprar 400 milhões de euros em dívida, pagando aos investidores que aceitarem alienar os títulos antes da maturidade em dinheiro.

No retalho português, a tendência foi negativa, com a Sonae a perder 0,24% para 0,841 euros e a Jerónimo Martins a deslizar 0,09% para 10,59 euros. Foi, no entanto, a Pharol a liderar as quedas entre as empresas do PSI 20, com um tombo de 3,18% para 0,189 euros por ação.

Europa mista, euro sobe e juros caem

A praça portuguesa fechou no verde, num dia misto para a Europa. Tal como o PSI-20, também o francês CAC 40 (0,46%), o britânico FTSE 100 (0,49%) e o italiano FTSE MIB (0,23%) fecharam com ganhos. O índice pan-europeu Euro Stoxx 600 ganhou 0,31%. Em contraciclo, o espanhol IBEX 35 perdeu 0,04% e o alemão DAX deslizou 0,01%.

O sentimento positivo gerado após as declarações do principal conselheiro económico da Casa Branca sobre o encontro entre o presidente dos EUA Donald Trump e o presidentes da China Xi Jinping foi atenuado por novos comentários do líder norte-americano. Trump afirmou que será necessário um “longo caminho” para chegar a um possível acordo que ponha fim à guerra comercial e as bolsas perderam ânimo em ambos os lados do Atlântico.

No mercado cambial, o euro aprecia-se 0,13% contra a par norte-americana, para 1,1381 dólares. Já no mercado secundário de dívida, os juros na zona euro caíram para mínimos de três meses.

As yields europeias seguiram a tendência dos juros das Treasuries norte-americanas, que seguem em baixa após os comentários do presidente da Reserva Federal norte-americana Jerome Powell terem sinalizado aos investidores que o ritmo de subidas na federal funds rate poderá desacelerar.

A yield das Bunds alemãs a 10 anos recuou 2,8 pontos para 0,321%. No caso de Portugal, o juro da dívida benchmark cedeu 3,6 pontos para 1,835%, numa sessão que ficou marcada pelo anúncio de António Costa de que o Governo português irá pagar a totalidade do empréstimo remanescente ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

(Notícia atualizada às 17h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo puxa pela Galp. BCP faz PSI-20 brilhar na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião