Portugal tem a terceira maior queda do desemprego na Europa
A taxa de desemprego fixou-se, em outubro, em 6,7% na União Europeia. Portugal é dos países que conseguiu uma redução homóloga mais acentuada.
A confirmar-se a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) de que a taxa de desemprego em Portugal foi de 6,7% em outubro, o país terá conseguido, nesse mês, a terceira maior queda homóloga do desemprego entre os 28 países da União Europeia.
Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat mostram que a taxa de desemprego se fixou, em outubro, em 6,7% na União Europeia, o mesmo valor registado em setembro e uma quebra de 0,7 pontos percentuais face a outubro do ano passado. Já considerando apenas os países da Zona Euro, a taxa de desemprego sobe para 8,1%, a mesma que foi registada em setembro e uma redução de 0,7 pontos em relação a outubro do ano passado.
Portugal apresenta, assim, uma taxa de desemprego que fica em linha com a média europeia, mas destaca-se entre os países que mais reduziram o desemprego no espaço de um ano. Só a Croácia e Espanha conseguiram quebras homólogas mais acentuadas, de 2,1 pontos percentuais para uma taxa de 8,1% e de 1,8 pontos para uma taxa de 14,8%, respetivamente.
Apesar desta evolução positiva, Portugal é o país com a nona taxa de desemprego mais elevada, entre os 28 países da União Europeia. Com taxas de desemprego mais elevadas do que Portugal estão a Grécia (18,9%), Espanha (14,8%), Itália (10,6%), França (8,9%), Chipre (8,5%), Croácia (8,1%), Finlândia (7,2%) e Letónia (6,9%).
Do lado oposto, República Checa (2,2%), Alemanha (3,3%) e Hungria (3,7%) apresentam as taxas de desemprego mais baixas da Europa.
Taxa de desemprego na União Europeia foi de 6,7% em outubro
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal tem a terceira maior queda do desemprego na Europa
{{ noCommentsLabel }}