Desemprego cai para 6,6% em setembro. Vai subir em outubro

Depois de subir em agosto, a taxa de desemprego caiu em setembro. O efeito é, no entanto, passageiro, já que o INE antecipa uma subida para 6,7% em outubro.

Depois de subir em agosto, a taxa de desemprego caiu em setembro, para um novo mínimo de 16 anos. O efeito é, no entanto, passageiro, já que o INE antecipa uma subida para 6,7% em outubro.

“Em outubro de 2018, a estimativa provisória da taxa de desemprego foi de 6,7%, tendo aumentado 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior e diminuído 0,1 ponto percentual relativamente a julho de 2018 e 1,7 ponto percentual em comparação com outubro de 2017”, diz o gabinete público de estatísticas.

Só no próximo mês o INE voltará a publicar as estimativas provisórias do desemprego, onde o registo de outubro passa de provisório a definitivo e lança um novo valor provisório para o mês de novembro.

Mas já é possível saber que a taxa de desemprego se fixou em 6,6%, em setembro, confirmando assim a estimativa inicial do INE. O valor fixado nesse mês é assim o mais baixo dos últimos 16 anos. Mais especificamente desde setembro de 2002.

Mas para outubro a previsão daquele organismo já aponta para uma subida do nível do desemprego, à semelhança do que já tinha acontecido em agosto.

“Em outubro de 2018, a população desempregada – cuja estimativa provisória foi de 346,9 mil pessoas – aumentou 1,8% (6,0 mil) em relação ao mês anterior (setembro de 2018) e diminuiu 1,0% (3,5 mil) relativamente a três meses antes (julho de 2018) e
20,2% (87,6 mil) em comparação com o mês homólogo”, avança o INE.

Relativamente à estimativa provisória da população empregada, é assim dada conta de uma quebra em outubro. “A estimativa provisória da população empregada ascendeu a 4.809,7 mil pessoas, tendo diminuído 0,1% (5,2 mil) em relação ao mês anterior (setembro de 2018) e aumentado 0,1% (4,6 mil) em relação a três meses antes (julho de 2018) e 1,7% (78,7 mil) em comparação com o mesmo mês de 2017″, segundo o comunicado do gabinete de estatísticas.

Desagregado por faixas etárias, os dados provisórios apontam para que as taxas de desemprego dos jovens e dos adultos se tenham fixado em outubro nos 21,4% e 5,6%, respetivamente. Ou seja, apontam para um aumento no caso dos mais jovens na ordem dos 1,5 pontos percentuais, e para uma estabilização no caso dos adultos.

(Notícia em atualizada às 11:33 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego cai para 6,6% em setembro. Vai subir em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião