Caixabank vai ter de pagar mais para tirar BPI de bolsa

Conclusões do auditor apontam para o pagamento de 1,47 euros por cada título do banco, face aos 1,45 euros propostos pela casa-mãe espanhola.

O auditor chamado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) considera que o valor pago pelo CaixaBank por ação para tirar o BPI da bolsa deve ser mais elevada do que o proposto. As conclusões publicadas esta terça-feira apontam para 1,47 euros por cada título, face aos 1,45 euros oferecidos pela casa-mãe espanhola.

Tendo em conta as análises anteriores, somos de opinião que a contrapartida mínima (…) a pagar pelo CaixaBank, (…), deve ser de 1,47 euros“, pode ler-se no relatório do auditor para fixação da contrapartida mínima a oferecer aos acionistas por ocasião da perda da qualidade de sociedade aberta requerida pelo Banco BPI, divulgado pela CMVM.

A CMVM decidiu, em agosto, nomear um auditor independente para determinar qual a contrapartida mínima que será oferecida aos acionistas do BPI, quando esta empresa sair de bolsa, que foi decidida a 29 de junho. O CaixaBank já anunciara em maio que tencionava, quando a saída da bolsa fosse aprovada, adquirir todas as ações que ainda não detém, através de uma aquisição potestativa das restantes ações ao mesmo preço de 1,45 euros por ação.

O investimento em causa alcançaria os 149,3 milhões de euros, uma contrapartida oferecida que representa um prémio de 22,16% relativamente ao preço médio ponderado dos últimos seis meses. No entanto, a CMVM não ficou de acordo com este preço, por ter sido definido mediante acordo entre o adquirente e o alienante, através de negociação particular.

Agora, o auditor deu razão ao regulador. A CMVM informou ainda, esta terça-feira, que “o procedimento relativo ao pedido de perda da qualidade de sociedade aberta não se encontra ainda concluído“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixabank vai ter de pagar mais para tirar BPI de bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião